Autoeuropa está novamente a contratar pessoal

Aumento da produção obriga fábrica a recorrer ao trabalho extraordinário e a trabalhar ao sábado 

A Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, está à procura de trabalhadores para as áreas de logistica, finanças, tecnologias de informação e contabilidade. Os selecionados terão direito a contratos a tempo inteiro e "remuneração compatível com a experiência demonstrada", bem como à "integração numa empresa de excelência".  A medida surge depois de quase dois anos em que a fábrica de Palmela teve que marcar por diversas vezes ‘down days' (ferramenta de flexibilidade que permite parar a produção) para responder à quebra de encomendas. "Devido ao aumento da procura dos nossos produtos para o mês de Março, e de modo a evitar o aumento do volume de produção diário, a empresa viu necessidade de marcar sábados de produção para os dias 7, 14, 21 e 28 de Março no turno da manhã, de forma a fazer face à entrega dos carros aos clientes o mais breve possível", refere o comunicado da Comissão de Trabalhadores. 
Autoeuropa volta a contratar e a trabalhar aos sábados 

De acordo com a Autoeuropa, são exigidos, para todas as vagas, alguns requisitos fundamentais, nomeadamente sólidos conhecimentos de inglês, falado e escrito, conhecimentos de alemão (preferencial), motivação e capacidade para o trabalho em equipa, orientação para o cliente e fortes competências de relacionamento e comunicação interpessoal.
Os restantes critérios, mais específicos, variam consoante a função a que cada um se candidata, sendo, em todos os casos, pedida uma licenciatura nas áreas pretendidas (gestão, economia, finanças, engenharia informática, engenharia eletrónica, gestão de tecnologias e informação).
Além disso, a empresa procura trabalhadores com "sólidos conhecimentos de Microsoft Office (Excel e Word)" e "experiência consolidada", preferencialmente adquirida em empresas de consultoria, auditoria ou departamentos fiscais para a área de Finanças.
Para se candidatarem, os interessados devem enviar o seu currículo em formato Europass, com fotografia, para o e-mail seleccao.recrutamento@volkswagen.pt, indicando a referência do anúncio a que se candidatam (disponível na página de recrutamento do site da Autoeuropa).
A empresa informa que "somente serão consideradas as candidaturas que reúnam o perfil solicitado, sendo que as restantes ficarão em base de dados para futuras solicitações".

Empresa volta a trabalhar ao sábado 
António Chora, coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) explica que a empresa vai recorrer ao trabalho extraordinário. "Deve-se a um aumento da procura para já para este primeiro trimestre. Vamos produzir 480 carros/dia. Estes sábados são pagos como trabalho extraordinário", sublinha o coordenador da CT. A provocar este aumento está "a grande procura pelo monovolume [Sharan e Alhambra]", salienta o responsável.
Além de Março, a fábrica de Palmela pode estender o trabalho aos sábados para Abril e Maio. "Segundo tudo indica, o aumento da procura continuará nos meses de Abril e Maio, pelo que logo que tenhamos todos os dados informaremos os trabalhadores", acrescenta o coordenador da CT da Autoeuropa.
Recorde-se que a empresa tem cerca de 200 trabalhadores "emprestados" a outras fábricas do grupo alemão, através do programa interchange, que permitiu, durante os anos de menor produção, manter o emprego estável na maior fábrica de automóveis do país.
"O plano de produção da Volkswagen Autoeuropa é revisto todos os meses de modo a responder à procura. O ano passado confirmou as oscilações mensais nas encomendas, por isso temos que ter a capacidade de nos adaptarmos a essa circunstância", conclui António Chora.

Agência de Notícias

Comentários