Conversas no Bairro apresentadas no Montijo

Conversas para contribuir na melhoria do PDM 

A participação pública na revisão do Plano Diretor Municipal do Montijo está em marcha! No dia 21 de Fevereiro, no foyer do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, foi apresentado o projeto Conversas no Bairro, sessões abertas à população que permitem a partilha de ideias, o debate e a recolha de contributos dos cidadãos para o PDM. O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, apresentou o projeto como um instrumento de proximidade às pessoas: “que estas conversas constituam um verdadeiro fórum cívico de debate sobre a nossa cidade, o nosso planeamento e o nosso futuro”. As conversas decorrem de Março a Julho deste ano. A primeira, no dia 5 de Março, à noite, na Sociedade Recreativa do Bairro do Areias. 
Câmara do Montijo apresentou programa das Conversas no Bairro 

Nuno Canta assumiu, mais uma vez, “o desígnio de terminar a revisão do PDM neste mandato autárquico” e garantiu que o documento vai assentar em objetivos estratégicos como “atrair habitantes, captar investimento, incentivar a reabilitação e regeneração urbana, qualificar o espaço público, potenciar o espaço rural e florestal e promover a melhoria ambiental do território”.
A importância da participação pública dos cidadãos foi uma das notas dominantes da apresentação do projeto. Hélder Coelho, arquiteto municipal e coordenador da Equipa do PDM, realçou que as Conversas no Bairro não configuram só o cumprimento de uma obrigação legal, mas uma verdadeira intenção da Equipa do PDM e da Câmara em criar um espaço para “a partilha de ideias e para a participação das pessoas no desenho da cidade e na construção do território”.
A apresentação do projeto, de acordo com a autarquia do Montijo, "foi muito participada, com o público bastante interessado a apresentar ideias" e contributos para "aumentar a atratividade do Montijo" e a "captação de investimento e emprego para o concelho", assim como para um PDM que seja capaz de "promover a coesão social e territorial, configurando-se como um instrumento de planeamento facilitador de uma gestão dinâmica do território".
As Conversas no Bairro decorrem de Março a Julho de 2015 com, pelo menos, uma sessão por freguesia e com incidência geográfica em áreas ou bairros específicos do concelho.
Sempre de entrada livre, a primeira sessão está agendada para o dia 5 de Março, às 21 horas, na Sociedade Recreativa do Bairro do Areias. Se tem alguma ideia para esta zona da cidade inscreva-se como orador/participante nas Conversas no Bairro, através do formulário disponível no site da Câmara do Montijo.
Agência de Notícias

Comentários