Reclusos do Montijo limpam Mata da Machada no Barreiro

Município assina protocolo com Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais

O vereador, responsável pelo Centro de Educação Ambiental na Câmara do Barreiro, Bruno Vitorino, revela que a execução do Projecto LIFE Biodiscoveries, que tem como objectivo o controlo de espécies invasoras na Mata da Machada e Sapal do Rio Coina através de ações de voluntariado, vai contar com o apoio de reclusos do Estabelecimento Prisional do Montijo. O Protocolo de Cooperação entre a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais  e o Município do Barreiro foi aprovado em reunião do executivo,  por unanimidade. De acordo com a autarquia, "este projeto também pode ter esta vertente social". Assim, este protocolo visa a cooperação no sentido de se criarem "condições facilitadoras da execução de prestação de trabalho no âmbito de sanções ou deveres penais", explica Bruno Vitorino. 
Projecto prevê a remoção de espécies invasoras da Mata da Machada 

Tendo em conta que o Projecto Biodiscoveries tem como objectivo "o controlo de espécies na Mata da Machada e no Sapal do Coina, e que para esse efeito vai recorrer ao trabalho voluntário, também é certo que está prevista a existência de uma equipa de trabalhadores florestais para uma primeira intervenção, no terreno, de carácter mais técnico, antes da ação dos grupos de voluntários", revela a autarquia do Barreiro em comunicado.
Confrontados com a necessidade de recursos humanos nesta área, Bruno Vitorino - vereador eleito pelo PSD responsável pelo pelouro da gestão da Mata da Machada -  propôs “a celebração dum protocolo entre a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e o Município do Barreiro, pois este projecto também pode ter esta vertente social. Esta proposta vem na sequência da análise de outros projectos que optaram, com sucesso, por solução idêntica”.
Refira-se que esta Direcção-Geral é a entidade que assegura a gestão do sistema prisional, nomeadamente a reinserção social para os reclusos, através, designadamente, de formação profissional, do trabalho, e da interação com a comunidade. Neste contexto, o Município do Barreiro, e no âmbito da sua ação social, está disponível para colaborar na reinserção de indivíduos em situações desfavorecidas e, neste caso, que se encontrem a cumprir pena nos Estabelecimentos Prisionais.
Numa primeira fase caberá aos reclusos da prisão do Montijo a limpeza de toda a área da Mata da Machada e do Sapal do Rio Coina, uma das áreas naturais mais importantes do concelho do Barreiro e do distrito de Setúbal.

Agência de Notícias



Comentários