Alunos da Terceira idade de volta à escola no Barreiro

Alunos da Universidade da Terceira Idade vão ter aulas de informática 

O Município do Barreiro assinou  um Protocolo de Cooperação e Parceria com a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça  e com a Baía do Tejo com vista à disponibilização de instalações aos serviços da Câmara, por parte da referida Escola Profissional, para atividades integradas no âmbito da  Universidade da Terceira Idade do Barreiro. O protocolo tripartido, "visa possibilitar a realização de aulas de informática, aos alunos da Universidade da Terceira Idade, nas instalações da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça", explica a autarquia. A Baía do Tejo, na qualidade de proprietária das instalações onde se encontra sedeada a Escola, e gestora do território, também se associou ao objetivo de "contribuir para a valorização de um papel cada vez mais ativo da comunidade sénior do concelho", disse a Câmara do Barreiro em comunicado enviado ao ADN.  
Alunos da Universidade Sénior tem aulas na Escola Profissional 

Tendo em conta que é uma opção da Câmara do Barreiro a promoção da cultura, educação e socialização do indivíduo, designadamente, através da Universidade da Terceira Idade, a autarquia tem vindo a "estabelecer parcerias junto do movimento associativo e das estruturas educativas e empresariais do Concelho, de forma a consolidar estes objetivos", divulgou ontem o gabinete de imprensa da Câmara do Barreiro.
O presidente da Câmara do Barreiro, sublinhou a importância, crescente, da qualificação ao longo da vida. “Aprender, aprender, aprender sempre. É muito importante estarmos disponíveis para adquirir novas competências e ao mesmo tempo darmos algum do nosso tempo aos outros”, realçou Carlos Humberto. 
Outra das ideias que o autarca sublinhou está relacionada com as ‘parcerias’ e com uma forma de trabalhar implementada pelo executivo municipal. “Trabalhar com toda a gente, fazer parcerias. Nós não temos meios para resolver todas as questões mas procuramos os parceiros que julgamos adequados e estabelecemos acordos, protocolos, em suma, trabalhamos todos para o bem-estar das pessoas e, consequentemente, para o desenvolvimento do Concelho e da região”, afirmou Carlos Humberto. 

"Encontro de duas gerações" 
De acordo com Diretor da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça será um gosto ter os alunos da Universidade da Terceira Idade do Barreiro a frequentarem aulas nesta escola. “Espero que este seja só um primeiro passo e que para o ano consigamos ter mais uma turma. Aproveitem bem”, disse Pedro Miguel Leite da Silva. 
Recordando a celeridade com que a Escola se instalou naquele edifício e a qualidade das instalações cedidas, o diretor da instituição voltou a agradecer à Câmara e à Baía do Tejo. “Foi um salto qualitativo muito grande que nos deixa cheios de expetativas para o futuro”.
O administrador da Baía do Tejo também manifestou o seu agrado pela assinatura do protocolo. “Em relação ao Bairro de Santa Bárbara, onde se localiza esta antiga escola, é com enorme gosto que vemos retomar a antiga função educativa do edifício, em toda a sua plenitude. O facto de termos aqui o encontro de duas gerações faz-me acreditar que todos sairemos a ganhar. Da nossa parte fica o compromisso de que continuaremos a investir na recuperação deste bairro histórico, hoje com múltiplas funções”, conclui Sérgio Saraiva.
O Protocolo é válido por um ano, a contar da data da sua assinatura, renovando-se automaticamente e por igual período.


Comentários