A tradição das Janeiras no Distrito de Setúbal

Hoje cantam-se as Janeiras em Palmela, Almada, Seixal, Setúbal e Sesimbra 

A encerrar a quadra festiva, as tradicionais Janeiras voltam a sair à rua um pouco por todo o distrito de Setúbal nesta terça-feira, dia de Reis. O dia remete-nos, como noutras celebrações, para tempos remotos, em que se celebravam deuses e divindades pagãs ou eram pedidas ou oferecidas dádivas no início do ano comum, símbolo de bom augúrio, quer para quem as pedia, quer para quem as doava. Hoje a mensagem é clara: saudar os Reis Magos, lembrar o Natal e dar as boas vindas ao novo ano é a missão do movimento associativo que continua a manter viva a tradição de séculos. Palmela, Seixal, Sesimbra, Almada e a capital do distrito celebram o fim do Natal e dão boas novas a 2015. Assista às comemorações do Dia de Reis e despeça-se da melhor forma da quadra natalícia. 
Palmela recomeçou tradição das Janeiras  há 20 anos 

Esta terça-feira, 6 de Janeiro, Dia de Reis, o Centro Histórico de Palmela é palco, pelo vigésimo ano consecutivo, do ritual das Janeiras, que encerra a quadra festiva reunindo a comunidade e muitos visitantes nas ruas da vila.Este ano, com as Janeiras, regressa, também, o toque das Buzinas, uma tradição muito antiga e que se perdeu há cerca de meio século. Até aí, a população ia “Esperar os Reis” à noite, tocando buzinas (búzios) à entrada dos caminhos que conduziam à vila.
O percurso tem início às 21 horas, junto aos Paços do Concelho, e conta com várias paragens, até ao Largo de S. João, onde se dá a atuação final. Participam, nesta edição, a Sociedade Filarmónica Humanitária, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, o Centro Social de Palmela, o Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal, o Grupo “As Avózinhas”, o Grupo de Cantares Modalentejo e o Grupo das Férias Culturais Passos e Compassos.
A noite termina com um momento de convívio, aberto a todos os interessados. "Este ritual popular, tão característico do Centro Histórico e motivo de atração turística, foi retomado pela Câmara Municipal de Palmela em 1995, numa organização conjunta com o Movimento Associativo local, e conquistou o seu lugar no calendário cultural da região", diz a autarquia.

A tradição das Janeiras no Seixal
Esta terça-feira, às 19 horas, mais de 160 janeireiros vão entoar canções em louvor do ano novo no átrio dos Serviços Centrais da Câmara do Seixal.
A tradição das Janeiras vai ser revivida por vários grupos do concelho, nomeadamente o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios; o Grupo de Danças e Cantares da Associação de Moradores dos Redondos; o Rancho Folclórico Andorinhas do Pinhal, do Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades; o Grupo Coral e Instrumental Ventos e Marés; o Rancho Folclórico de Vale Milhaços; o Grupo Coral Os Flamingos, da Sociedade Filarmónica União Arrentelense; o Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela e a UniSSeixal.

Janeiras na baixa de Setúbal
Em Setúbal, o canto das tradicionais janeiras por alguns grupos animam a cidade desde domingo. Hoje às 18 horas, o Coral Alentejano do Grupo Desportivo “O Independente” e o grupo TokiVozes, da Sociedade Filarmónica Providência, encontram-se para cantar as tradicionais janeiras, com atuações na Baixa comercial e nos Paços do Concelho.
Em Azeitão, as janeiras foram cantadas no dia 4, ao início da noite, na Igreja de S. Simão, por Ricardo Fonseca e amigos, numa atuação integrada igualmente na Temporada Musical nas Igrejas e Capelas de Azeitão, iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Azeitão, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

Almada canta Janeiras até 10 de Janeiro 
No Seixal também se canta as Janeiras no dia de Reis 
São dezenas de grupos que percorrem as freguesias do concelho de Almada, até 10 de Janeiro, cantando as Janeiras em celebração dos costumes e tradições. As cantigas percorrem as freguesias do concelho de Almada, "com a missão de manter vivas as tradições da nossa cultura", diz fonte da autarquia.
Em Almada, os grupos corais e musicais do concelho, cantam as Janeiras, percorrendo igrejas, instituições de solidariedade social, equipamentos culturais e outros locais de convívio comunitário das freguesias.
Nos dias 9 e 10 de Janeiro, o Solar dos Zagallos, na Sobreda, recebe todos os grupos participantes para que tornem a cantar as boas-novas.
Consulte o Programa Completo das Janeiras pelo concelho de Almada.

Reis Magos passam por Sesimbra 
O Dia de Reis lembra a data em que os três Reis Magos entregaram os seus presentes ao Menino Jesus. A festa, que é assinalada quase por todo o mundo, marca o fim da quadra de Natal.
No concelho de Sesimbra, a data é comemorada no período da manhã, no Mercado Municipal da Quinta do Conde, com a Passagem dos Reis Magos e atuação do grupo Coral A Voz do Alentejo.
À tarde, às 18h30,  a festa prossegue na vila de Sesimbra com um espetáculo de teatro e música e a habitual mensagem de Ano Novo do presidente da Câmara, no Cineteatro Municipal. A iniciativa vai contar com a atuação do Grupo Coral de Sesimbra, Grupo Coral A Voz do Alentejo, Bota Big Band e o Grupo de Teatro da Escola Navegador Rodrigues Soromenho.
A entrada é livre, mediante lotação da sala.




Comentários