Câmara do Montijo entrega terreno à Cercima

Gala Solidária para ajudar quem mais precisa de ajuda 

Pelo terceiro ano, a Câmara Municipal do Montijo com o apoio da Rádio Popular FM realizou a III Gala Solidária, no dia 3 de Dezembro, no Cinema Teatro Joaquim D’Almeida. A sala emblemática da cidade encheu para uma tarde de muita música animação, mas também de solidariedade. A entrega simbólica de um terreno camarário para a construção de um lar residencial à Cercima – Cooperativa de educação e reabilitação do cidadão inadaptado do Montijo e Alcochete foi o momento alto da tarde. Para assistir ao espetáculo, bastou contribuir com um alimento. Os alimentos recolhidos serão entregues à Rede de Apoio Alimentar do concelho do Montijo. Ainda no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Nuno Canta, esteve presente no Encontro de Emprego Apoiado – Conversas sobre Inclusão promovido pela Cercima na Casa do Ambiente.
Casa cheia para receber Gala Solidária na cidade do Montijo 

A Gala foi apresentada por Susana Roldão (Diretora de Programas da Rádio Popular FM). Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, deu inicio à cerimónia sublinhando que a iniciativa “de convívio e solidariedade tem uma importância muito especial para nós, porque representa um sinal forte de partilha, de generosidade, de oferta e de carinho para quem mais precisa”, referiu o autarca.
De seguida teve lugar um dos momentos mais relevantes da Gala. No dia em que se comemorou o Dia internacional da Pessoa com Deficiência, Nuno Canta, procedeu à entrega simbólica de um terreno camarário para a construção de um lar residencial à Cercima – Cooperativa de educação e reabilitação do cidadão inadaptado do Montijo e Alcochete, C.R.L.
Para o presidente, este é o reconhecimento da autarquia à Cercima pelo apoio fundamental que tem prestado à população do Montijo na área dos apoios educacionais especiais, com “um papel de enorme importância no desenvolvimento das atividades de solidariedade social e de apoio às pessoas com deficiência, abrangendo crianças, jovens e adultos, deficientes e com problemas de inserção socioprofissional”, realçou Nuno Canta.
“Hoje é um dia muito especial para a Cercima, para nós técnicos, mas principalmente para as famílias. Os pais estão cada vez mais velhos e estão preocupados com o futuro. Com esta resposta podem fechar os olhos descansados, porque sabem onde os filhos estão”, afirmou Cristina Dias, presidente da direção da Cercima,
A tarde contou com a atuação do grupo de dança da Cercima, do Grupo Coral da Academia Sénior de Pegões do Projeto Junto de Si, do Grupo de Musica Tradicional Portuguesa da Escola de Artes “Sinfonias e Eventos” , do grupo de sevilhanas “Guarnacha”, dos alunos de danças de salão, ambos da escola de artes e sinfonias e eventos, e ainda da atuação de artistas da Rádio Popular FM.
Para assistir ao espetáculo, que foi transmitido em direto em 90.9 MHz, bastou contribuir com um alimento. Os alimentos recolhidos serão entregues à Rede de Apoio Alimentar do concelho do Montijo.

Conversas sobre Inclusão na Casa do Ambiente
Conversas sobre inclusão na Casa Ambiente no Montijo 
Ainda no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência,  Nuno Canta, esteve presente no Encontro de Emprego Apoiado – Conversas sobre Inclusão promovido pela Cercima na Casa do Ambiente.
Neste dia simbólico, Nuno Canta realçou a importância da inclusão enquanto “elemento fundamental das sociedades e das relações com o outro. Devemos continuar o caminho do aperfeiçoamento de princípios como a igualdade. Todos temos direito à inclusão, à plena cidadania e à valorização pessoal e profissional”, afirmou o autarca.
O evento foi organizado pelo Serviço de Formação Profissional da Cercima e permitiu potenciar a partilha de experiências e testemunhos de inclusão profissional. De viva voz, formandos, empresários e, inclusive, alguns pais de alunos da Cercima contaram as suas vivências e a importância da formação em contexto laboral.
A ocasião serviu, ainda, para a entrega de certificados de formação aos alunos da Cercima, assim como certificados de responsabilidade social de reconhecimento de boas práticas empresariais na inclusão de pessoas com deficiência e incapacidades.
Foram entregues certificados às entidades e empresas parceiras presentes no evento, nomeadamente: Câmara Municipal do Montijo, Câmara Municipal de Alcochete, Florineve, Colégio do Tejo, Colégio Maria Barbosa, Hipermercado Continente Montijo e Medlog. No total, em 2014, a Cercima contou com a parceria de 33 empresas na inserção profissional dos seus alunos, através da realização de estágios em diversas áreas.

Agência de Notícias

Comentários