Queijo de Azeitão entre os melhores produtos do mundo

Queijo produzido na Quinta do Anjo entre os 50 melhores alimentos do mundo

O Queijo de Azeitão – amanteigado, suave e ligeiramente ácido -, produzido na Quinta do Anjo, no concelho de Palmela, arrecadou a classificação máxima, três estrelas e está entre os 50 melhores produtos gastronómicos do mundo. Num vídeo divulgado na página dos prémios Great Taste 2014,[uma espécie de Óscares da gastronomia], que decorre na Irlanda do Norte, o crítico gastronómico Patrick McGuigan sublinha que o júri ficou “espantado” com “a complexidade do sabor” do queijo de Azeitão produzido em terras e campos do concelho de Palmela. No total, Portugal conquistou 16 distinções na competição, com o queijo de Azeitão a ser duplamente premiado ao receber uma classificação de três estrelas e também ao ser selecionado para o TOP 50 dos prémios. 

Queijo de Azeitão está entre o melhor do mundo 

Queijos há muitos. Há quem goste deles curados ou amanteigados, de comê-los à fatia ou à colher, mas o que é mesmo importante dizer nesta altura é que o Queijo de Azeitão, produzido pela Queijaria Victor Fernandes, na Quinta do Anjo, atingiu o auge do sabor. Ou seja, foi considerado um dos 50 melhores produtos alimentares do mundo pelo júri dos Great Taste Awards, uma espécie de Óscares da gastronomia, que se realiza  na Irlanda do Norte, perante um júri muito exigente.
As três estrelas do queijo de Azeitão não foram as únicas na constelação de prémios atribuídos aos produtos da Queijaria Victor Fernandes. A edição de 2014 do Great Taste Awards atribuiu ainda duas estrelas ao queijo de ovelha curado e uma estrela à manteiga de ovelha, saldo positivo para esta queijaria artesanal de Palmela, com três produtos no lote dos melhores do mundo.
Num vídeo divulgado na página dos prémios Great Taste 2014, o crítico gastronómico Patrick McGuigan explica que o júri ficou “espantado” com “a complexidade do sabor” do queijo de Azeitão, produzido na Quinta do Anjo a partir de leite de ovelha. O queijo de Víctor Fernandes possui uma mistura de sabores “ácidos e salgados” revelando uma textura “firme mas cremosa”, acrescenta o especialista.
A Queijaria Artesanal Víctor Fernandes é produtor de Queijo de Azeitão desde 1988, "começou por aprender o modo de saber fazer o queijo com o famoso queijeiro Alfredo, mais conhecido pelo 'Migalheiro' da Quinta Velha", refere a administração da queijaria.
Através do seu saber e experiência, juntamente com as condições geográficas peculiares da região da Arrábida;  as pastagens necessárias para a criação de gado ovino, assim como uma extraordnária exuberância de flora asseguram a labora de leite e permitem a produção deste queijo único durante todo o ano.

Portugal com 16 prémios 
Entre os selos nacionais, nove produtos foram distinguidos com uma estrela: a compota de pera Rocha com gengibre da 9º Sentido, a Manteiga de ovelha do produtor Vítor Fernandes, as polpas de maracujá e de tamarilho da Alves de Barros, o azeite Gallo Novo, o Azeite Andorinha Vintage da Sovena, a infusão de Verbena e Limão da Hands on Earth, o azeite biológico da Acushla e a infusão de Erva Príncipe do Cantinho das aromáticas conquistaram uma estrela. 
As duas estrelas foram atribuídas a quatro produtos portugueses: o Queijo de ovelha curado de Víctor Fernandes, o licor Arrabidine - Segredo dos Monges da Arrábida, o azeite Gallo Colheita Luar e o azeite Olivari Extra Virgin da Sovena.
A classificação máxima de três estrelas ficou reservada ao Queijo de Azeitão DOP e ao chá Limonete Reserva do cantinho das aromáticas.Recorde-se que, os Great Taste Awards, que se realizam todos os anos no Reino Unido, são tidos como uma espécie de Óscares na área alimentar. Os produtos submetidos a concurso são apreciados por um exigente júri de especialistas, entre os quais se incluem chefes cozinheiros, críticos e responsáveis pelas compras dos mais reputados e exclusivos armazéns e cadeias de distribuição. Toda a avaliação é feita em provas cegas, ou seja, sem que os jurados conheçam a origem, as marcas ou as embalagens daquilo que analisam.
Na competição deste ano, que decorreu no Verão, mais de 10 mil produtos sendo que apenas 3.200 submissões foram aprovadas e premiadas pelo júri internacional da competição.

Agência de Notícias

Comentários