Dezassete companhias na Mostra de Teatro de Almada

Mostra de teatro de Almada arranca esta sexta-feira 

De 7 a 23 de Novembro realiza-se a 18ª Mostra de Teatro de Almada, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Almada e Grupos de Teatro do Concelho, que este ano conta com sete estreias, num total de 19 espectáculos de 17 companhias e grupos de teatro amadores e profissionais. Para além dos espectáculos, realizam-se os habituais espaços de convívio de púbico e artistas, o "Mostra.Resescritas" com a tertúlia, este ano, dedicada ao tema "Palcos da tecnologia. Uma incursão da história da tecnologia no teatro" com moderação da Professora Paula Diogo e o "Mostra. Ponto de Encontro" aos Sábados, após os espectáculos, no emblemático café almadense "Calhambeque". 


Festa do Teatro está de regresso a Almada esta sexta-feira 

A mostra abre sexta-feira, 7 de Novembro, às 21:30, na Casa da Cerca, em Almada, com o lançamento do livro "Sinas", do ator e encenador José Vaz, do coletivo O Grito.
A obra tem ilustrações de A. Mimura e, após o lançamento, as Produções Acidentais apresentarão "Carnival -- comei as vossas crianças", espetáculo encenado e interpretado por Luzia Paramés, que apela à participação do público.
"Noite de Guerra no Museu do Prado", do poeta e dramaturgo espanhol Rafael Alberti, um dos protagonistas da Geração de 27, pelo Teatro & Teatro, "Ciclo do Amor", pelo teatro ABC.PI, "A cadeira", pelo Crème de la crème, e "Monólogos cruzados", que encerrará a mostra, são algumas das peças que se estreiam no certame.
"Sítio do picapau amarelo", a partir da conhecida obra do brasileiro Monteiro Lobato, "Pássaro Branco", inspirado na obra homónima de Maria Rosa Colaço, e "Na minha terra isto acontece (o direito ao sonho)" são outras das criações que fazem parte do programa da mostra, em Almada.
Alpha Teatro, dirigido pelos jovens atores Sofia Raposo, Luís Menezes e Mariza Carrière, Teatro da Gandaia e Teatro da Areia são as companhias que se apresentam, pela primeira vez, neste certame de Almada.
"Depois de Darwin", encenada por Ana Nave, é a peça que o Teatro Extremo leva este ano à Mostra, enquanto o coletivo Ninho de Víboras se apresenta com "Até amanhã" e O Grito leva a cena a peça "Itália-Brasil 3-2".
Dirigida a vários os públicos, esta edição da Mostra tem um programa composto por criações originais e de autores nacionais e estrangeiros tão diversos quanto A. Branco, Luís Alves Milheiro, Maria Rosa Colaço, Raúl Brandão, Sarah Adamopoulos, Nelson Rodrigues, Jonathan Swift, Georg Büchner, Salomão ou Shakespeare.
Em paralelo com a mostra haverá espaços de tertúlia, nomeadamente o debate "Palcos da tecnologia. Uma incursão da história da tecnologia no teatro".
A Mostra de Teatro de Almada, que integra grupos profissionais e amadores, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada e dos grupos de teatro do concelho.
A 18ª Mostra de Teatro de Almada acontece em diferentes locais do Concelho de Almada, desde o recém-reinaugurado Cineteatro da Academia Almadense, Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, Teatro Extremo, Recreios Desportivos da Trafaria, Auditório Pluricoop no Pragal e em equipamentos municipais como a Casa da Cerca, Casa Municipal da Juventude de Cacilhas, Biblioteca Municipal Maria Lamas no Monte da Caparica e Teatro Municipal Joaquim Benite.


Comentários