Calendário dos bombeiros de Setúbal dá campo de jogos

'O Palhacinho' do Faralhão ganha campo de jogos

O calendário arrojado e sensual dos Bombeiros Sapadores de Setúbal já deu frutos. Na segunda-feira foi inaugurada uma infraestrutura desportiva, construída com as verbas reunidas através do calendário, no jardim de infância e ATL O Palhacinho, que pertence à instituição de solidariedade social Liga dos Amigos da Terceira Idade, (LATI), em Faralhão, Setúbal. O equipamento desportivo materializa um investimento suportado maioritariamente pelo Fundo Social, Cultural e Desportivo do Pessoal da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, no âmbito das receitas resultantes da produção de um calendário social, e pela LATI proprietária do equipamento de ensino. Os bombeiros ainda não sabe quantos calendários venderam. Mas de uma coisa sabem: a sua ousadia já resultou na construção de um campo de jogos e para 2015 os Soldados da Paz de Setúbal voltam a "despir-se" para lembrarem "o cancro da mama no homem". 

Crianças do Faralhão ganharam campo de jogos para brincar 

Na cerimónia de inauguração, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, realçou a utilidade do novo campo desportivo no crescimento da mais de meia centena de crianças que frequentam “O Palhacinho”, quer na vertente de recreio, quer na parte de aprendizagem.
A autarca, ao destacar a importância da iniciativa promovida pelos bombeiros sapadores de Setúbal, nomeadamente com o calendário, um tipo de campanha comum nomeadamente nos Estados Unidos, frisou que esta assume maior pertinência quando aplicada a obras de cariz social.
O presidente da LATI, Sertório Herrera, sublinhou que, com a criação do recinto desportivo, “as crianças têm uma maior oferta de atividades”, sobretudo com a “prática de jogos coletivos que estimulam o espírito de equipa”.
A par da criação do equipamento desportivo, o investimento incluiu a execução de arranjos exteriores, em concreto a reabilitação de pequenas áreas ajardinadas com canteiros de flores e a criação de zonas de passagem.

Calendários voltam em 2015 
"Escolhemos a LATI porque foi uma organização que se identificou com o nosso projeto, revelou Daniel André, mês de Julho no calendário de 2014 e um dos coordenadores do projeto. Segundo Daniel, os bombeiros Sapadores de Setúbal decidiram imitar as corporações norte-americanas. "Inspirámo-nos em alguns corpos de bombeiros dos Estados Unidos, inclusive no corpo de bombeiros de Nova Iorque, que já há muitos anos têm projetos deste género".
Tiago Silva, mês de Agosto e o outro coordenador do projeto, revelou que vai haver uma nova edição. "Era segredo, mas vamos realizar uma edição 2015 com o tema cancro da mama no homem. O projeto foi iniciado em maio, portanto já temos fotografias tiradas", contou.
O bombeiro, de 29 anos, referiu que ainda não foi possível contabilizar as verbas reunidas com a venda do calendário ousado: "Não há valores certos, porque isto é um projeto dinâmico e, como tal, estamos em constante investimento." Tiago Silva também não consegue determinar a quantidade de calendários 2014 vendidos. "É impossível saber o número certo, mas foram milhares. Só na primeira semana esgotámos os quatro mil calendários que tínhamos em stock".
Um jogo de futebol entre as crianças a frequentar as atividades de tempos livres do Centro Comunitário du Bocage e de “O Palhacinho” selou a inauguração do campo desportivo, numa cerimónia que contou com a presença de um elemento dos Sapadores de Setúbal, participante no calendário social.
O jardim de infância e ATL “O Palhacinho”, localizado no Faralhão, tem capacidade para 55 crianças, 25 no pré-escolar e 30 nas atividades de tempos livres.

Agência de Notícias

Comentários