Sesimbra apresenta rota dos dinossáurios

Viagem à era do dinossauro acontece já amanhã em Sesimbra 

Os Patrimónios à La Carte despedem-se do verão no próximo sábado, 27 de Setembro , pelas 10 horas, com a rota dos dinossáurios, por terras de Sesimbra. Os visitantes, 25 no máximo, podem visitar "as três jazidas com vestígios de pegadas datadas entre o Jurássico superior e o Cretácico inferior", diz a autarquia de Sesimbra. A viagem começa na Pedreira do Avelino. 

Pedra Mua esconde vários vestígios de dinossauros 

"Percorrer a Rota dos Dinossáurios – Do Jurássico ao Cretácico é uma proposta que pretende levar os participantes a percorrer a rota dos dinossáurios, visitando três jazidas com vestígios de pegadas datadas entre o Jurássico superior e o Cretácico inferior", diz o município de Sesimbra em comunicado. O ponto de encontro é na Pedreira do Avelino, local onde foram identificadas pegadas de animais quadrúpedes que estão conservadas numa superfície que, há cerca de 155 milhões de anos, no Jurássico superior, correspondia ao fundo lamacento da margem de uma laguna litoral.
Evoluindo na cronologia, a visita seguirá para a Pedra da Mua, situada no flanco sul da enseada dos Lagosteiros, onde se encontram vários conjuntos de trilhos deixados por dinossáurios saurópodes e terópodes.
Por fim, os visitantes vão poder conhecer a jazida dos Lagosteiros. Datada do Cretácico inferior, constitui um dos conjuntos mais interessantes do Cretácico da Europa e o único desta idade em Portugal. A atividade está limitada a 25 participantes, com um custo de 5 euros.

Viagem começou pelo mar...
Os Patrimónios à La Carte arrancaram este mês com a viagem intitulada Sesimbra Monumental e Marítima, o público vai subiu a bordo da barca tradicional de Sesimbra, a Senhora da Aparecida, e conheceu melhor os inúmeros patrimónios da região ligados à história marítima, dos quais se destacam as artes de pesca e a linha defensiva da Arrábida.
Desde tempos imemoriais que o clima e a localização geográfica de Sesimbra favoreceram o desenvolvimento de uma intensa atividade ligada ao mar, a qual se encontra intimamente associada à identidade cultural da vila. Documentada há, pelo menos, cinco mil anos, a história marítima sesimbrense deixou inúmeros vestígios, quer ao nível da memória e da identidade, quer ao nível do património artístico. Esta iniciativa pretende promover e valorizar este importante legado.

27 SET | sáb | 10h
Na Rota dos Dinossáurios
Do Jurássico ao Cretácico de Sesimbra
Preço: 5 €
Limite: 25 participantes
Inscrições: museu@cmsesimbra.pt
Ponto de encontro: Pedreira do Avelino

Comentários