Rotunda otimiza entrada norte da cidade Setúbal

Rotunda do Jumbo entra hoje em obra profunda 

A reformulação do cruzamento nas imediações do futuro Alegro Setúbal, [atual Jumbo] que inclui a construção de uma rotunda de grande dimensão, a partir desta segunda-feira, 15 de Setembro, materializa mais uma das ações de requalificação urbana em execução naquela área da cidade. A nova rotunda, na entrada norte de Setúbal, "poderá estar em pleno funcionamento, previsivelmente, dentro de dois meses, fica dotada de três vias de circulação interna, solução que permite uma maior fluidez no tráfego automóvel naquela que é a principal entrada na cidade", diz a autarquia sadina em comunicado. 

Nova rotunda do Jumbo vai reformar trânsito na entrada norte 

A reestruturação do nó de interseção do final da A12 com as avenidas Álvaro Cunhal, Antero de Quental e Pedro Álvares Cabral, com a construção de uma infraestrutura viária de circulação giratória, é uma das alterações de maior relevância a executar na entrada norte de Setúbal. A maior capacidade de distribuição de trânsito é alcançada, igualmente, com a integração de vias segregadas. A medida permite que o trânsito proveniente das avenidas Álvaro Cunhal, Antero de Quental e Pedro Álvares Cabral e da A12 não tenha de entrar na rotunda aquando da circulação pela saída imediatamente à direita.
As obras de reestruturação viária naquela zona, que implicam o estreitamento e supressão de várias vias, motivam condicionamentos na circulação automóvel durante o decorrer dos trabalhos. A coordenação do trânsito rodoviário é acompanhada por elementos da PSP.
A criação da nova rotunda é uma das ações integradas na operação urbanística em execução naquela área da cidade. O investimento global de 2 milhões, 902 mil e 184,23 euros é concretizado no âmbito da obra de construção do Alegro Setúbal e do Plano de Urbanização da Entrada Norte da Cidade de Setúbal.
"A otimização e reordenamento do esquema de circulação rodoviária impulsionado naquela área de Setúbal motivaram a Câmara Municipal a promover a criação de uma rotunda no cruzamento dos 'Quatro Caminhos', solução que permite melhorar ainda mais o escoamento do tráfego proveniente, sobretudo, da A12", explica a autarquia em comunicado.
Na infraestrutura viária criada nos “Quatro Caminhos” foram executadas operações que visaram tornar mais cómoda e segura a circulação, como trabalhos de pavimentação, introdução de elementos fixos de definição da rotunda e a instalação de sinalética vertical e horizontal.
Incluídas na operação urbanística da Entrada Norte da cidade, com conclusão prevista para Novembro e que dota "aquela área do território de novas dinâmicas de vivência urbana, estão ações de beneficiação da rede viária, de reperfilamento de vias e de renovação de redes primárias de esgotos e águas", diz o mesmo comunicado.
O reperfilamento integral da Avenida Antero de Quental e da Rua Nova Sintra inclui ações que dotam estas vias de características mais urbanas, como novos passeios, ciclovias, espaços verdes e locais para estacionamento, trabalhos que estão próximos da conclusão.
Na Avenida Antero de Quental já está edificado um novo viaduto de acesso ao Alegro Setúbal, com quatro vias de circulação, enquanto no subsolo foram executados trabalhos de reabilitação dos sistemas de distribuição de água e drenagem de esgotos domésticos e pluviais, trabalhos entretanto alargados a outras zonas da cidade.

Agência de Notícias

Comentários