PSD Montijo responsabiliza Câmara pelas inundações

Autarcas do PSD dizem que incompetência da Câmara inunda o Montijo

A chuva, acompanhada de trovoada, que caiu na manhã de ontem no Montijo, provocou pequenas inundações em dezenas de casas de algumas das principais ruas e avenidas do centro da cidade, que tiveram de ficar cortadas ao trânsito. Os autarcas do PSD acusam o executivo socialista na Câmara Municipal do Montijo de não tomarem medidas para a limpeza de ruas e estradas, bem como de ignorarem recorrentemente a deficiente rede de esgotos que serve o concelho. Os social-democratas afirmam que se a autarquia limpasse o lixo das ruas, a chuva que hoje [ontem] atingiu o Montijo “não causaria tantos transtornos à população”, refere o partido em comunicado. 

Chuva forte inundou Baixa do Montijo na manhã de ontem 

A chuva intensa que durante a manhã de ontem caiu no Montijo, causou inundações numa dezena de casas e em várias ruas da Baixa da cidade. 
"Foi muita água que caiu em pouco tempo e os sumidouros não tiveram resposta", justificou ao ADN um morador do Montijo, acrescentando que "algumas pessoas conseguiram retirar a água das suas casas sem auxílio dos bombeiros". 
Segundo Filipe Castro, “é necessário instalar nos pontos mais baixos da cidade grelhas de maior dimensão com capacidade de maior escoamento de água evitando-se assim, inundações designadamente na zona dos pescadores”, considera o morador.
Perante este cenário, os autarcas do PSD acrescentam ainda que não foram feitas obras estruturais na rede de esgotos, não tendo a mesma capacidade de escoamento.
“Na praça Gomes Freire de Andrade estava previsto obras de alteração e substituição dos esgotos, mas como a câmara perdeu os fundos comunitários não avançou com a obra e o problema mantêm-se”, garantem os social-democratas. 
O PSD Montijo diz que o crescimento da cidade "não foi planificado e projectado uma nova rede de águas pluviais em muitas zonas da cidade a rede está totalmente velha e esgotada, sem capacidade".
“Fica claro que a Câmara não tem competência para gerir o espaço publico da cidade prejudicando o património das pessoas designadamente dos comerciantes”, concluem os social-democratas. 

Inundações também em Corroios 
A chuva intensa provocou, durante a manhã, pequenas inundações no distrito de Setúbal, num número acima do normal, mas sem grande gravidade, disseram à Lusa fontes da Protecção Civil. Em Setúbal, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) realçou que os concelhos mais afectados, além do Montijo, foram Almada, Barreiro, Sesimbra, Seixal e Setúbal. Também na baixa de Corroios, no Seixal, houve inundações provocadas pelas fortes chuvas.
"Nada de especial, sarjetas entupidas e algerozes entupidos. A intensidade da chuva está a ser muito rápida e há locais que estão algum tempo entupidos e depois volta tudo ao normal, muitas vezes até sem a intervenção dos bombeiros", disse fonte do CDOS de Setúbal.

Agência de Notícias

Comentários