Moita aposta na formação de agentes de proteção civil

Autarquia da Moita assina protocolo com Bombeiros de Setúbal 

A Câmara da Moita vai celebrar um protocolo de cooperação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, com vista à formação e treino de agentes de proteção civil, no âmbito do projeto que esta associação está a desenvolver, denominado Centro Internacional de Gestão de Emergência, e ao qual o Município da Moita poderá vir a aderir como associado. A autarquia aprovou ainda, por unanimidade, o apoio de mais de 9300 euros a diversas associações desportivas e culturais do concelho, com destaque para o Centro de Atletismo da Baixa da Banheira para a realização da meia e mini maratona ribeirinha da Moita.  

Câmara aprova protocolo para formação de agentes de proteção civil

O Centro Internacional de Gestão de Emergência é um projeto de interesse nacional que está a ser dinamizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, em parceria com várias entidades públicas e privadas, nomeadamente a Câmara de Setúbal, o grupo Sapec, a Politec&ID do Instituto politécnico de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Lisnave, a Portucel, a Secil, entre outros.
Foi na sua última reunião, que decorreu no dia 10 de Setembro, que a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a celebração deste protocolo de cooperação, "tendo em conta as necessidades de formação na área da segurança para as empresas e instituições que, além de uma obrigação legal, são cada vez mais uma preocupação social", referiu a autarquia da Moita em comunicado enviado ao ADN.

Apoios financeiros ao movimento associativo
No âmbito do AtletisMoita – Torneiro das Coletividades do Município da Moita em Atletismo, o Grupo Desportivo Popular do Chão Duro vai receber um apoio da Câmara Municipal, no valor de 600 euros, para promover, no dia 27 de Setembro, a 12ª Corrida do Fragateiro, em Sarilhos Pequenos.
Para o Centro de Atletismo da Baixa da Banheira, a Câmara aprovou a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 8 105 euros. Este clube de atletismo é um dos principais parceiros da autarquia na promoção da 17ª Meia e da 14ª Mini Maratonas Ribeirinhas da Moita, provas de grande impacto local, regional e nacional.
A Casa do Benfica da Baixa da Banheira vai organizar, nos dias 20 e 21 de Setembro, o 3º Torneio de Futsal de Formação, estando prevista a participação de cerca de 200 atletas e dirigentes. Esta iniciativa vai contar também com um apoio financeiro da Câmara, no valor de 100 euros.
Por seu turno, o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia vai receber uma verba de 500 euros que se destina a minimizar as despesas de participação do Grupo Etnográfico Infantil de Danças e Brincadeiras Caramelas da Barra Cheia, único rancho infantil no concelho, nos Festivais de Olivença e Galiza.
Estes apoios financeiros foram aprovados por unanimidade.

Alteração do local da feira semanal da Moita
Devido à realização das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem, a decorrer até 21 de Setembro, a Feira Semanal na Moita, que se realiza todas as terças e quintas-feiras no terreno anexo ao Pavilhão Municipal de Exposições, será relocalizada, entre 9 e 25 de Setembro, no lado oposto da vala real, junto ao posto de abastecimento de combustível. Esta proposta foi aprovada por unanimidade.
Nesta reunião, foi aprovado, por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento do trabalhador da Câmara Municipal da Moita, João Conceição.

Comentários