A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal organiza, entre as 10 e as 17 horas do próximo dia 28 de Setembro, uma caminhada e um passeio de canoagem na Lagoa de Albufeira, Sesimbra. Para o presidente da associação, Carlos Neves, “fazer desporto permite prevenir complicações da diabetes e ajuda a controlar os níveis de glicemia. Para além dos benefícios que acarreta ao nível da saúde, quando feito em grupo, promove o convívio e a partilha de experiências de pais e jovens”. Em Portugal, estima-se que haja perto de um milhão de pessoas com diabetes.
Prática de desporto saudável ajuda jovens com diabetes |
Pelas 10 horas terá início uma caminhada de dificuldade baixa, com cerca de 8 km, pelos trilhos que rodeiam a Lagoa de Albufeira, onde é possível contemplar a diversa avifauna desta região. Após um piquenique de convívio ao almoço, para quem gosta de desportos aquáticos, o desafio estende-se para a tarde e, pelas 14 horas, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza, um passeio de canoa.
Para Carlos Neves, presidente da AJDP, “fazer desporto permite prevenir complicações da diabetes e ajuda a controlar os níveis de glicemia. Para além dos benefícios que acarreta ao nível da saúde, quando feito em grupo, promove o convívio e a partilha de experiências de pais e jovens”.
O ponto de encontro para esta actividade é o parque de estacionamento do Restaurante de Praia, na Lagoa de Albufeira. As inscrições estão abertas até dia 24 de Setembro (clivip@gmail.com, indicando o nome, um contacto e o número de participantes). A participação na caminhada é gratuita e o passeio de canoa tem o custo de 10 euros (inclui colete e seguro).
A AJDP sugere o uso de equipamento adequado à actividade desportiva, que levem água, e também material de prevenção para hipoglicémias (sumo, açúcar, bolachas).
Um milhão de pessoas com diabetes em Portugal
Note-se que a diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem.
Note-se que a diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem.
A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal existe um milhão de indivíduos com diabetes, embora só 56 por cento estejam diagnosticados.
A Diabetes tipo 1 afectava, em 2012, 3 200 indivíduos até os 19 anos, manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008, refere o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2013.
Agência de Notícias
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário