Desporto junta jovens com diabetes em Sesimbra

Jovens com diabetes com programa de canoagem e caminhada na Lagoa de Albufeira 

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal organiza, entre as 10 e as 17 horas do próximo dia 28 de Setembro, uma caminhada e um passeio de canoagem na Lagoa de Albufeira, Sesimbra. Para o presidente da associação, Carlos Neves, “fazer desporto permite prevenir complicações da diabetes e ajuda a controlar os níveis de glicemia. Para além dos benefícios que acarreta ao nível da saúde, quando feito em grupo, promove o convívio e a partilha de experiências de pais e jovens”. Em Portugal, estima-se que haja perto de um milhão de pessoas com diabetes. 

Prática de desporto saudável ajuda jovens com  diabetes 

Pelas 10 horas terá início uma caminhada de dificuldade baixa, com cerca de 8 km, pelos trilhos que rodeiam a Lagoa de Albufeira, onde é possível contemplar a diversa avifauna desta região. Após um piquenique de convívio ao almoço, para quem gosta de desportos aquáticos, o desafio estende-se para a tarde e, pelas 14 horas, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza, um passeio de canoa.
Para Carlos Neves, presidente da AJDP,  “fazer desporto permite prevenir complicações da diabetes e ajuda a controlar os níveis de glicemia. Para além dos benefícios que acarreta ao nível da saúde, quando feito em grupo, promove o convívio e a partilha de experiências de pais e jovens”.
O ponto de encontro para esta actividade é o parque de estacionamento do Restaurante de Praia, na Lagoa de Albufeira. As inscrições estão abertas até dia 24 de Setembro (clivip@gmail.com, indicando o nome, um contacto e o número de participantes). A participação na caminhada é gratuita e o passeio de canoa tem o custo de 10 euros (inclui colete e seguro).
A AJDP sugere o uso de equipamento adequado à actividade desportiva, que levem água, e também material de prevenção para hipoglicémias (sumo, açúcar, bolachas).

Um milhão de pessoas com diabetes em Portugal 
Note-se que a diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem.
A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal existe um milhão de indivíduos com diabetes, embora só 56 por cento estejam diagnosticados. 
A Diabetes tipo 1 afectava, em 2012, 3 200 indivíduos até os 19 anos, manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008, refere o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2013.

Agência de Notícias

Comentários