Barreiro apoia associativismo desportivo do concelho

Câmara aprova verbas para o desenvolvimento desportivo no Barreiro  

A Câmara do Barreiro atribuiu, em reunião pública, um conjunto de apoios financeiros, técnicos e logísticos a diferentes entidades desportivas do concelho. Segundo a deliberação, "o associativismo desportivo assume um papel preponderante na estruturação do sistema desportivo, encerrando em si uma função de reconhecido valor social, enquanto forma organizada de participação na via pública, sendo inúmeras vezes, a principal via de acesso dos cidadãos à prática desportiva regular". Atletismo, basquetebol, futebol, natação, xadrês e remo são algumas das atividades em destaque no concelho. Ao todo a autarquia disponibiliza cerca de 47 mil euros para apoiar a atividade desportiva no concelho. 

Câmara do Barreiro dá 47 mil euros para promover desporto 

O Plano de Desenvolvimento do Atletismo inclui um conjunto de atividades promovidas pelos clubes e/ou coletividades do concelho do Barreiro, umas de carácter pontual e a grande maioria assumindo um caráter regular e continuado ao longo de cada época desportiva.
"A atividade dos referidos clubes e/ou coletividades tem ganho notoriedade, importando por isso continuar a estimulá-la e apoiá-la, garantindo apoios ao normal desenvolvimento dos centros de treino concelhios, bem como às atividades com os escalões mais jovens e à organização das provas do circuito de atletismo até ao final de 2014", refere o documento aprovado pela autarquia.
Para o desenvolvimento da modalidade no Barreiro a autarquia vai financiar em 950 euros o Grupo Recreativo da Quinta da Lomba (funcionamento do Centro de Treino, organização de provas/prova de corta-mato) e em 400 euros, o Grupo Desportivo “o Independente” (funcionamento do centro de treino).
As atividades compreendidas no Plano de Desenvolvimento da Natação, nomeadamente no que diz respeito ao funcionamento de classes de Hidroginástica, manutenção, exercício em meio aquático e outras, "conduzem à disponibilização das verbas correspondentes ao trabalho desenvolvido pelos técnicos que enquadram as referidas classes nas piscinas municipais do Concelho do Barreiro", conta a autarquia. 
Assim, o município do Barreiro disponibiliza, ainda, verbas para pagar a um nadador salvador, nos períodos de abertura ao público na Piscina Municipal do Barreiro.
Desta forma, a autarquia atribuiu um subsídio à Associação de Profissionais de Educação Física – FOZTEJO (técnicos de manutenção, hidroginástica, natação, nadadores salvadores), de 30 mil euros.
"A intensa atividade regular levada a cabo em escolas, clubes e/ou coletividades, e Academia de Xadrez, abrangendo alguns milhares de praticantes da modalidade", justifica a atribuição 6750 euros ao Clube de Xadrez do Barreiro. Este dinheiro, diz a autarquia, destina-se ao "vencimento do diretor técnico Sérgio Rocha, para atividades dos núcleos, torneios, centros e outras atividades do plano". 
Tendo em conta o trabalho que tem sido realizado a nível do remo no concelho com os remadores dos escalões mais jovens, integrados em centros concelhios, a autarquia "apoia o investimento realizado pelos clubes responsáveis pelos centros, nomeadamente ao nível do enquadramento técnico, apetrechamento, realização de atividades regulares e pontuais destinadas a estes jovens praticantes de remo". 
Assim, dos cofres públicos saem 480 euros para o Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro (centros de formação e de aperfeiçoamento); 480 euros para o Clube Naval Barreirense (centros de formação e de aperfeiçoamento) e outro tanto para o Grupo Desportivo Fabril do Barreiro (centros de formação e de aperfeiçoamento). 

Apoios também ao futebol, basquetebol e aeróbica 
A autarquia aprovou ainda subsídios para o basquetebol e futebol. Para assegurar o normal desenvolvimento do Plano Municipal de Basquetebol, até ao final do corrente ano, a Câmara do Barreiro atribuiu 3600 euros à  Associação de Basquetebol de Setúbal.  Para os protocolos que visam a utilização dos pavilhões das escolas E.B. 2+3 da Quinta Nova da Telha, D. Luís Mendonça Furtado e Secundária de Santo António da Charneca, a autarquia disponibiliza cinco mil euros.
No sentido de apoiar as atividades de futebol dos diferentes centros de treino, a Câmara do Barreiro concedeu 600 euros  ao Futebol Clube Barreirense (5 equipas) e ao Grupo Desportivo Fabril (5 equipas).
Futebol Clube Silveirense (3 equipas); Galitos Futebol Clube  e Luso Futebol Clube (3 equipas), irão todas receber 360 euros.
"Os benefícios da prática regular de atividade física, quer a nível físico quer a nível mental, são hoje consensuais. Assim, e à imagem de anos anteriores, a Câmara do Barreiro tem como objetivo que cada vez mais munícipes integrem na sua prática normal de fim-de-semana, alguma atividade de natureza física ao ar livre", diz a autarquia em comunicado.
Deste modo, "e com o objetivo de dar continuidade ao Programa de Aeróbica no Parque, foi atribuído à Associação de Ginástica do Distrito de Setúbal (vencimento do monitor de aulas de aeróbica no parque da cidade, Paulo Esparteiro), 922,50", conclui a autarquia.

Agência de Notícias



Comentários