Alcochete transfere 7.473 euros para as Escolas

Câmara e Fundação João Gonçalves Júnior melhoram apoio às atividades extra-curriculares 

O executivo municipal de Alcochete aprovou, por unanimidade, na reunião de Câmara descentralizada, em São Francisco, a transferência de verbas, no valor de 7.473 euros para o Agrupamento de Escolas de Alcochete. Na sequência do acordo estabelecido entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Alcochete, a transferência destas verbas, assume-se como um apoio à gestão corrente, nomeadamente no que respeita aos custos com expediente, higiene e limpeza. A Componente de Apoio à Família  nos estabelecimentos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico esteve em análise na reunião de Câmara. Ficou delineada a parceria entre a autarquia e a Fundação João Gonçalves Júnior para implementação de atividades extra-curriculares nas escolas do 1º ciclo do concelho de Alcochete.  

Alcochete aprova transferências para escolas do concelho 

Tendo em conta que foi definido um valor anual, por aluno, de cinco euros (apoio ao expediente) e 15 euros (higiene e limpeza), a Câmara de Alcochete deliberou favoravelmente "atribuir um montante de 7.473 euros referentes a estas categorias e correspondentes a um n.º total de 1121 alunos matriculados e a frequentar os estabelecimentos de ensino de pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Alcochete", disse a autarquia em comunicado. 
O Executivo municipal aprovou igualmente, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro ao Futebol Clube de São Francisco, no valor de 919 euros, para comparticipar as inscrições nas modalidades de futsal e patinagem artística e apoiar as actividades regulares do Clube dinamizadas na época desportiva 2013/2014.

 Componente de Apoio à Família nas escolas de Alcochete 
A Componente de Apoio à Família (CAF) nos estabelecimentos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela Câmara Municipal de Alcochete, em parceria com a Fundação João Gonçalves Júnior, esteve a 3 de Setembro, em análise na reunião de Câmara descentralizada, que decorreu em São Francisco, e durante a qual o executivo municipal ratificou, por unanimidade, a 1.ª alteração ao Acordo de Colaboração entre a Câmara Municipal e esta IPSS.
De forma sintética, a vereadora da Educação (e também Presidente da Fundação João Gonçalves Júnior), Susana Custódio, explicou que as alterações a este Acordo, que regula a parceria entre o Município de Alcochete e a Fundação relativamente à contratação dos recursos necessários para a implementação da CAF, pretendem essencialmente “actualizar os estabelecimentos onde este serviço é prestado e, por outro lado, simplificar a transferência que a Câmara Municipal efectua para a Fundação, sem que esta tenha a ver com as mensalidades dos encarregados de educação”.
Ainda segundo a autarca, esta última alteração era fundamental para garantir o “princípio de sustentabilidade” do serviço prestado.
Por outro lado, a Fundação João Gonçalves Júnior compromete-se a assumir os custos com os materiais de desgaste rápido que, até data, eram suportados pela Autarquia. 
A Componente de Apoio à Família  é uma resposta social às crianças e às famílias, prevista nas disposições legais em vigor que reforça a generalização do conceito de escola a tempo inteiro e engloba uma componente para a educação pré-escolar e outra para o 1º ciclo do ensino básico.
A CAF consiste na realização de atividades de caráter lúdico-pedagógico, definidas e avaliadas pela entidade executora em parceria com o Agrupamento de Escolas.

Comentários