31ª edição da Seixalíada arranca sábado no Seixal

“Mais do que uma paixão, um movimento”

A 31ª edição da Seixalíada, apresentada ontem nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, oferece durante um mês um vasto programa desportivo de mais de 60 modalidades que contempla torneios, convívios, aulas abertas e demonstrações, a decorrer em vários locais do concelho do Seixal. O objetivo essencial do maior evento desportivo popular do país "é promover o acesso ao Desporto para Todos, permitindo a prática de atividade física ao máximo número de pessoas”, disse fonte da Câmara do Seixal ao ADN. No seu conjunto e, durante quatro semanas, [entre 20 de Setembro e 18 de Outubro] estima-se a realização de mais de 170 atividades e de mais de quatro mil jogos. A Festa de Abertura da 31ª Seixalíada tem lugar no parque da Transtejo, no Seixal, este sábado, 20 de Setembro. 
Seixalíada movimenta mais de quatro mil jogos em quatro semanas 

“Mais do que uma paixão, um movimento” é o lema da 31.ª Seixalíada que decorre de 20 de Setembro até 18 de Outubro, em vários locais do concelho, onde se estima a participação de milhares de atletas.
Durante a apresentação pública da 31ª Seixalíada, José Carlos Gomes, Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal do Seixal, referiu-se à iniciativa como “a mais importante manifestação desportiva popular do País”.
José Carlos Gomes destacou ainda “o percurso notável da iniciativa, pela regularidade da sua realização, e da qual os clubes populares do Concelho do Seixal se devem orgulhar, já que a sua organização lhes pertence, quase por inteiro”.
A iniciativa apresenta à população um calendário com mais de 60 modalidades que vão realizar-se em coletividades, escolas e pavilhões escolares, equipamentos e espaços públicos de todas as freguesias do concelho, onde participam atletas de todas as idades, de ambos os sexos, federados ou não, representando clubes, empresas, instituições ou participando a título individual.
No seu conjunto e, durante quatro semanas, estima-se a realização de mais de 170 atividades e de mais de quatro mil jogos.
A Festa de Abertura da 31ª Seixalíada tem lugar no parque da Transtejo, no Seixal, dia 20 de Setembro, sábado, a partir das 15.30 horas. Durante a tarde, decorrem desfiles, aulas abertas, demonstrações e atividades lúdicas e desportivas.

O origem dos jogos 
A Seixalíada, que teve a sua 1.ª edição no ano 1982, tem como objetivo movimentar o maior número possível de atletas federados e não federados de todos os escalões etários, sensibilizar a generalidade da população para os benefícios da prática regular do desporto, valorizar os ideais da ética desportiva e reforçar a integração social de todos os munícipes.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, movimento associativo, juntas de freguesia e escolas do concelho.A sessão pública de apresentação contou com a presença de José Carlos Gomes, Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal do Seixal, Hélder Rosa, Presidente da Associação de Colectividades do Concelho do Seixal e Rui Pinheiro, representante da Comissão Organizadora da Seixalíada.

Agência de Notícias

Comentários