Palmela apoia alunos carenciados do concelho

Palmela investe 46 mil euros no apoio escolar a alunos do 1º cliclo  

O município de Palmela,  no âmbito da acção escolar, assegura a todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico, da rede pública, apoio financeiro para a aquisição de livros e material escolar, através do programa Auxílios Económicos Directos. No próximo ano lectivo a autarquia de Palmela vai investir 46 mil  e 800 euros no apoio a estudantes. Em paralelo, a autarquia lança a partir de Agosto mais uma edição do Projecto 'Dar de Volta, onde a autarquia promove "a reutilização de livros escolares, do 1º ao 12º ano de escolaridade, disponibilizando-os, gratuitamente, a quem deles necessite".  

Palmela investe 46 mil euros no apoio a alunos no próximo ano lectivo

Na reunião pública do Executivo, realizada a 16 de Julho, a Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro, no valor global de 46 mil e 800 euros, aos agrupamentos de escolas do concelho, como adiantamento para o próximo ano lectivo, no âmbito da Acção Social Escolar/ Auxílios Económicos Directos. "Este valor corresponde a uma primeira fase de atribuição do apoio a 1.040 alunos carenciados do primeiro ciclo do ensino básico da rede pública", explica fonte da autarquia de Palmela.
De acordo com o documento aprovado por unanimidade, "o município tem adoptado políticas diferenciadoras de discriminação positiva, assumindo o acesso à educação como eixo fundamental e estratégico de desenvolvimento local".
Assim, diz a autarquia, "apesar da legislação considerar a existência de dois escalões - um pago a 100 por cento (A) e o outro a 50 por cento (B) - correspondentes aos 1º e 2º escalões do Abono de Família, a Câmara Municipal definiu um escalão único, atribuindo a totalidade do apoio, no valor de 45 euros, a todos os beneficiários".  
Este apoio às famílias destina-se "à aquisição de livros e material escolar, constituindo-se como um importante contributo para a diminuição do insucesso e do absentismo escolar", conclui o documento.
O apoio é distribuído pelos agrupamentos de escolas do concelho, da seguinte forma:
- Agrupamento Vertical de Escolas de Palmela | 16.650 euros (370 alunos);
- Agrupamento de Escolas José Saramago, Poceirão | 8.550 euros (190 alunos);
- Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, Pinhal Novo | 21.600 euros (480 euros).

Palmela promove reutilização de livros escolares
A Câmara de Palmela, em parceria com o Grupo de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela e a Associação de Municípios da Região de Setúbal, está a promover mais uma edição do Projeto “Dar de Volta”. A reutilização de livros escolares, do 1º ao 12º ano de escolaridade, disponibilizando-os, gratuitamente, a quem deles necessite, é o objectivo desta campanha, que serve propósitos sociais, ambientais e económicos.
Os interessados deverão fazer a entrega ou, a partir de 1 de Agosto, o levantamento dos manuais, de acordo com as necessidades e disponibilidades, em qualquer uma das Bibliotecas da Rede Municipal.
O “Dar de Volta” é um "projecto colectivo e intermunicipal, promovido pela AMRS, através das bibliotecas municipais aderentes". 



Comentários