Moita aprova atribuição de Medalhas Municipais

Câmara da Moita vai homenagear várias personalidades a 16 de Setembro 

A Câmara da Moita já escolheu as personalidades que este ano vai homenagear, no Dia do Município, a 16 de Setembro. A Medalha de Mérito Artístico e Cultural vai ser atribuída a Manuel Oliveira Filipe, atual presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita, ao presidente da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense e ao presidente do Grupo Tauromáquico Moitense, disse o gabinete de imprensa da autarquia. Na mesma reunião pública, a autarquia anunciou que vai comprar as antigas instalações da Cooperativa “Operária de Crédito e Consumo” de Alhos Vedros, que está abandonada há anos. O edifício que "faz parte da memória histórica da freguesia" vai custar 57 mil euros aos cofres da Câmara. 

Câmara aprovou lista de personalidades homenageadas em Setembro

Já estão escolhidas as personalidades que, este ano, a Câmara Municipal da Moita vai homenagear, no Dia do Município, no dia 16 de Setembro, na Cerimónia Pública de Atribuição das Medalhas Municipais. A proposta foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara.
A Medalha de Mérito Artístico e Cultural vai ser atribuída a Manuel Oliveira Filipe, atual presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita, presidente da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense e presidente do Grupo Tauromáquico Moitense.
José Alberto Mendes Ribeiro “Chula”, proprietário de uma das maiores empresas do setor agropecuário a laborar no concelho da Moita, desde 1978, vai receber a Medalha de Mérito Económico e Social.
A primeira mulher a trabalhar ao serviço da Câmara Municipal, Maria Zulmira Ferreira, vai ser distinguida com a Medalha de Bons Serviços ao Município.

Preservação de edifício que marca história de Alhos Vedros
Nesta reunião, a Câmara da Moita aprovou a proposta de aquisição das antigas instalações da Cooperativa “Operária de Crédito e Consumo” de Alhos Vedros, pelo valor de 57 mil euros. Este prédio, situado na Rua Cândido dos Reis, quase centenário e abandonado há vários anos, encontra-se inserido na área delimitada pelo Programa Municipal de Reabilitação Urbana/Moita 2025 para a reabilitação urbana “Alhos Vedros Centro”, sendo um imóvel, diz a autarquia, "que faz parte da memória histórica da freguesia, da cooperativa e das lutas operárias que marcaram a vida da população de Alhos Vedros no século XX".
Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

Apoios financeiros ao associativismo desportivo, cultural e social
A Banda Musical do Rosário, "grupo de excelente qualidade e único no concelho", refere a autarquia da Moita, vai receber um apoio financeiro da Câmara Municipal, no valor de quatro mil euros, para comparticipar a aquisição de material e fardamento para os cerca de 40 músicos que a compõem.
No âmbito do Programa de Intervenção Municipal para o Associativismo, foi também aprovada, nesta reunião, a atribuição de uma verba total de 20 mil e 250 euros, para as 32 associações, clubes e coletividades dinamizarem o seu plano anual de atividades.
Para apoiar a intervenção das várias instituições que atuam na área social, foi igualmente aprovada a atribuição de uma verba global de 48 mil e 500 euros, "para programas e projetos que perspetivam uma maior e melhor inclusão social da população do concelho da Moita, considerando o contexto atual de crise socioeconómica em que o país vive", realça a autarquia em comunicado.
O apoio teve em conta "o trabalho já realizado, o número de valências de cada instituição, o volume de ações, o seu nível de abrangência, a diversidade das áreas de intervenção e o trabalho de parceria promovido com a comunidade, em geral, e com a Câmara da Moita, em particular", conclui a nota do gabinete de imprensa da autarquia.
Todas as propostas de atribuição de apoios financeiros foram aprovadas por unanimidade.

Agência de Notícias

Comentários