Lagoa de Albufeira disponível para banhos para a semana

Reabertura da Lagoa de Albufeira ao mar ficará concluída na próxima semana

Estão a decorrer os trabalhos de ligação da Lagoa de Albufeira ao Mar, em Sesimbra. Trata-se de uma extensão de areal muito grande (cerca de 500 metros), pelo que a intervenção só deverá estar concluída na terça ou quarta-feira da próxima semana (8 e 9 de Julho), anunciou a Câmara de Sesimbra. 


Obras de remoção de areias ficam prontas para a semana 

Note-se que a intervenção que está a ter lugar neste momento não tem as mesmas caraterísticas da que acontece no equinócio da primavera, quando a Lagoa está cheia do inverno, e assim que se abre o canal, as águas saem com grande pressão para o mar.
Neste momento, explica a autarquia de Sesimbra, "a Lagoa encontra-se vazia e as máquinas estão a retirar o máximo de areia possível do canal para que o mar possa voltar a entrar e renove as águas interiores".
É a terceira vez que a autarquia tenta abrir a Lagoa este ano, depois de o ter feito no equinócio da primavera e em Maio. "A dificuldade deve-se a um assoreamento cada vez maior na chamada “Boca da Lagoa”. Apesar de ser uma responsabilidade da Agência Portuguesa de Ambiente(APA), a Câmara de Sesimbra tem garantido esta operação nos últimos anos, com recurso a orçamento municipal", diz fonte da autarquia.
Depois do fecho da Lagoa de Albufeira à prática balnear durante quatro dias, na última semana, a Câmara Municipal voltou a contactar a APA, que mostrou abertura para proceder a uma intervenção mais profunda de desassoreamento. Esta semana, disse fonte da Câmara ao ADN, "os técnicos da agência estiveram no local a avaliar a situação".

Agência de Notícias

Comentários