Autarcas de Santiago em São Domingos e Vale de Água

 São Domingos e Vale de Água são referência na agricultura e em projetos de sucesso 

Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, e seu executivo visitaram durante três dias as freguesias de São Domingos e Vale de Água, territórios, diz a autarquia, "onde pontificam as atividades ligadas à agricultura e projetos empresariais de sucesso". Para a autarquia de Santiago do Cacém, estes são territórios "com potencialidades económicas, no domínio da agricultura, assim como na área museológica". 

Executivo municipal contactou com agentes económicos da freguesia  

Na semana passada, o executivo da Câmara de Santiago do Cacém andou por terras de  São Domingos e Vale de Água, onde falaram com pessoas e viram de perto alguns problemas para resolver e, sobretudo, constaram que há muita potencialidade naquela freguesia do concelho do Litoral Alentejano.
“Continuamos a olhar para São Domingos e Vale de Água como duas freguesias do nosso Município, com realidades próprias, com as suas gentes”, sublinha Álvaro Beijinha, a propósito da nova realidade administrativa do território. O autarca destaca “uma potencialidade muito forte do ponto de vista das atividades económicas, em particular no domínio da agricultura, com a zona de regadio (arroz, milho)". A comitiva municipal visitou duas explorações agrícolas em São Domingos.
Ainda naquela freguesia, e executivo municipal visitou ainda as obras do novo núcleo museológico de moagem. Álvaro Beijinha adiantou que “é um projeto privado de uma família que recuperou uma antiga moagem e que vai também ter componente de hotelaria, com nove quartos”. Garantiu que a Câmara de Santiago do Cacém tem estado fortemente empenhada do ponto de vista técnico neste projeto do Museu, que classifica de “muito importante, não apenas do ponto de vista turístico, mas também no domínio cultural”.
O presidente da autarquia  não esquece um dos “temas quentes” das últimas semanas e sublinha a “oportunidade de visitar a escola de São Domingos, cujo encerramento estava previsto pelo Governo, mas que não irá fechar após o protesto veemente por parte da Câmara de Santiago do Cacém e da população”.
Em Vale de Água, Álvaro Beijinha destacou o caso do Hotel Rural Monte Xisto, um hotel de quatro estrelas, que abriu há dois anos e que “é um excelente cartão de visita não apenas da freguesia, mas também do Município e da Região”. Em evidência está também a Herdade do Cebolal, cuja nova adega está em fase de conclusão, “algo que é único na nossa região, um projeto de uma família que tem investido muito nesta componente do vinho, e que para além da sua produção está também a iniciar, com esta nova adega, um projeto de enoturismo, que irá dar um contributo muito forte na aposta nas atividades económicas que criem riqueza no nosso Concelho”, concluiu o chefe do executivo municipal.

“O contacto direto com a população” agrada à Junta de Freguesia 
Para Joaquim Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia, a visita foi “muito positiva”, lembrando que “é bom as pessoas verem os eleitos sem ser em altura de eleições”. Sobre a iniciativa, o autarca destaca a possibilidade de o executivo camarário conseguir, desta forma, “inteirar-se dos problemas que existem” e valoriza também “o contacto direto com a população”, que é recebido pelas pessoas “com agrado”. Por outro lado, Joaquim Gonçalves realça a “explicação direta às pessoas sobre a situação financeira e sobre o que se pode ou não fazer”.
Sobre a preocupação do executivo municipal com as atividades económicas e as visitas efetuadas, Joaquim Gonçalves não tem dúvidas sobre a sua importância. “Foi fantástico, os agricultores ficaram agradados e mostraram com satisfação as suas explorações, que são uma das maiores riquezas que temos na nossa Freguesia. Temos a maior concentração de empresas que estão ligadas à agricultura nos Foros do Locário, principalmente na camionagem e máquinas”. O Presidente da Junta de Freguesia destaca também, à semelhança de Álvaro Beijinha, “a instalação do Museu da Moagem”.A Presidência nas Freguesias tem a sua última ronda agendada para o final desta semana [de 9 a 11 de Julho], em São Francisco da Serra.

Comentários