2 (de)mãos para colocar Palmela mais bonita

Voluntários melhoram imagem do Centro Histórico de Palmela

Durante o fim de semana, de 5 e 6 de Julho, a Câmara de Palmela promoveu a primeira edição do projeto “2 (de)mãos por Palmela”, que aposta, diz a autarquia, "na qualificação da imagem do Centro Histórico da vila e na sensibilização para a importância de cuidar do património edificado". A iniciativa solidária prossegue no dia 12 de Julho.  

Voluntários estão a deixar Palmela mais bonita 

O “2 (de)mãos por Palmela” é um projeto de participação cidadã, que pretende "envolver voluntários, mecenas e a população, em geral, no objetivo comum de melhoria da imagem da zona mais antiga de Palmela", diz a autarquia local.
A intervenção, em espaços públicos ou privados, terá um caráter meramente estético, mas "contribuirá para aprofundar sentimentos de pertença e estreitar laços na comunidade, potenciando, também, a qualidade de vida e a captação de novos moradores e investidores", garante a organização do evento.
O projeto integra o plano do Município para este núcleo urbano, através do Gabinete de Recuperação do Centro Histórico, que tem vindo a promover ações conducentes à conservação, manutenção e beneficiação do património.
São exemplo várias medidas estratégicas de incentivo à reabilitação urbana por parte dos proprietários, como o FIMOC – Programa de Financiamento Municipal de Obras de Conservação em Imóveis localizados na área de intervenção do GRCH, a redução do IMI para esta área ou a redução e isenção de taxas para operações urbanísticas.
Devido à chuva no dia 6, domingo, foram reagendados para o dia 12 de Julho a continuidade dos trabalhos com os voluntários. Assim, está marcado novo encontro para as nove horas no Largo de São João, na vila de Palmela, sendo que continuam também abertas as inscrições para quem queira colaborar neste projeto.
Mais informações e inscrições através dos contactos do Gabinete de Recuperação do Centro Histórico (emailgrch@cm-palmela.pt e telf. 212336647).

Agência de Notícias

Comentários