‘Uma Cidade Para Todas As Pessoas’ no Barreiro

Novo equipamento social da NÓS cria dinâmica de desenvolvimento na região

Cerca de 200 pessoas uniram-se no dia 4 de Junho, na inauguração do novo equipamento social da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, na freguesia de Santo André, no concelho do Barreiro, data em que esta instituição celebrou o seu 32º Aniversário. Este novo equipamento é “um salto significativo” nas condições de vida que proporciona às "pessoas com deficiência com respostas sociais supra concelhias abertas a mais 80 utentes e que geram desenvolvimento económico e social na região com a criação de cerca de 40 postos de trabalho", disse o gabinete de imprensa da NÓS. 


Inauguração do novo equipamento social da NÓS, no Barreiro 

Numa cerimónia protagonizada pelo presidente de Direção da NÓS, Mário Durval, pela vice-presidente da Câmara do Barreiro, Sofia Martins, e pela diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, Ana Clara Birrento, o responsável da instituição admitiu ser “uma alegria muito grande para a família NÓS a inauguração deste novo equipamento”, encarando a presença de todos como “um grande estímulo”. 
Mário Durval sublinhou o “grande salto” na qualidade das condições prestadas aos utentes e suas famílias, nomeadamente com o alargamento do Centro de Atividades Ocupacionais – de 12 para 30 jovens – e a abertura de duas novas valências: as Residências Autónomas – com resposta para 20 pessoas – e do Serviço de Apoio Domiciliário - com resposta para 30.
“Foi feito um grande esforço que implicou um investimento financeiro global de cerca de 1 milhão e 711 mil euros (sem IVA), para o qual contámos com os subsídios do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) 2007-2014, no valor de cerca de 1 milhão de euros, e com o apoio da autarquia do Barreiro na cedência do terreno, apoios que muito estimamos. Mas ainda existe um esforço de financiamento próprio da NÓS, de cerca de 544 mil euros, pelo que, a partir de agora, a nossa energia será canalizada no sentido de cobrir, de forma sólida, o empréstimo realizado e, por isso, contamos com todos, pois é essencialmente com o pequeno esforço e a pequena iniciativa que todos juntos vamos construindo o caminho para que a NÓS se engrandeça”, argumentou o presidente de Direção da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente. 
Na opinião de Mário Durval, o crescimento mais relevante da NÓS não deve sentir-se somente quanto ao número de edifícios inaugurados. “O mais importante são as pessoas que neles estão e as que têm portas abertas para neles entrarem. É este caminho que a NÓS vai construindo, de futuro, de espaço aberto à comunidade e às famílias, com espaços de inclusão para que todos possam viver em conjunto, independentemente das suas características e das suas maiores ou menores capacidades, algo que tem a ver o próprio 'ADN da NÓS', como os nomes atribuídos aos nossos projetos demonstram, neste caso ‘Uma Cidade Para Todas As Pessoas’”, contextualizou o director. 

 “Este projeto reforça a convicção de que todos contam”

Mais de 200 pessoas assistiram à inauguração em Santo André 
Para a vice-presidente da Câmara do Barreiro, ‘Uma Cidade Para Todas As Pessoas’ constitui-se como um projeto de inclusão que “leva a refletir, de forma alargada, sobre a sociedade em que nos envolvemos e nos reforça a convicção de que todos, com as suas características, são importantes para a nossa sociedade”, realçou Sofia Martins. “Este é um projeto que nos obriga a pensar sobre a importância das políticas de inclusão e os fatores de participação e cidadania, [sendo que] a participação de todos é um elemento central e imprescindível para um crescimento sólido da nossa cidade”, afirmou a autarca do Barreiro. 
Sofia Martins realçou, nesse sentido, que “o município está ciente da relevância que, na sociedade de hoje, as IPSS possuem e da melhoria da qualidade de vida que possibilitam a muitas crianças, jovens e idosos”.
“Hoje, a NÓS, com o apoio do município do Barreiro, quis aproximar-se do objetivo de responder às necessidades de todas as pessoas, com o fim de melhorar significativamente a sua qualidade de vida e a participação social na comunidade em que se insere. Fá-lo, certamente, com a consciência de que não é possível uma sociedade em que a democracia participativa afaste as pessoas baseando-se em fatores discriminatórios”, apontou a vice-presidente de Câmara, ao elogiar o aumento da capacidade da NÓS em “atender diferenciadamente várias famílias com necessidades específicas, em função da sua autonomia e do seu projeto de vida pretendido”.

Inauguração "comprova o forte dinamismo da instituição”
Abertura de nova equipamento responde a carências no concelho 

Em representação do ministro da Solidariedade, Emprego e Solidariedade Social e da presidente do Instituto de Segurança Social (ISS), a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal demonstrou o “apreço” destes responsáveis “pelo trabalho desenvolvido pela NÓS e pela perseverança na prossecução de objetivos, no sentido de promover a prevenção, a deteção e a recuperação de crianças e adolescentes com deficiências profundas e a adaptação destas e dos pais e a respetiva reintegração na sociedade”. 
Na perspetiva de Ana Clara Birrento, para isso tem contribuído a criação de “infraestruturas necessárias, sensibilizando a comunidade e apoiando as famílias”, com respostas sociais como as ontem inauguradas, bem como algumas já existentes, nomeadamente o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), o Centro de Atividades Ocupacionais, o Lar Residencial, a Creche ‘Os Pirilampos’ e o Protocolo de Colaboração de Intervenção Precoce, que “apoiam mais de 220 utentes”.
“[Esta inauguração é] um facto que comprova o forte dinamismo da instituição, aliado a uma forte capacidade técnica organizativa e a uma especial aptidão na concretização de parcerias, quer com as autarquias quer com o setor privado, que se têm revelado fundamentais na concretização dos seus objetivos. A perceção de que a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência não é uma tarefa exclusivamente técnica mas também social e cultural tem conduzido a NÓS a abrir espaços de intervenção e de interação com outras populações e outras entidades na comunidade, tendo conseguido ao longo dos seus 32 anos de existência criar novas respostas sociais”, elogiou a diretora do CDSS de Setúbal.
Além de corroborar a importância dos apoios facultados para a edificação de ‘Uma Cidade Para Todas As Pessoas’, Ana Clara Birrento lembrou que, “se o apoio à construção e investimento foi fundamental, o apoio ao funcionamento é um pilar crucial da contratualização entre o ISS e as IPSS”. “Neste momento, o Estado transfere para a NÓS cerca de 750 mil euros anuais e acreditem que estamos a trabalhar, com o apoio da Comissão Distrital de Avaliação e Acompanhamento dos Protocolos e Acordos de Cooperação", disse a responsável. 
Ana Clara Birrento destacou ainda que, no distrito de Setúbal, as IPSS representam seis por cento do emprego remunerado e que “a criação de cerca de 40 postos de trabalho, por parte da NÓS, é um fator de desenvolvimento essencial para a região”, concluiu a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal.

Agência de Notícias com NÓS

Comentários