Arquitetos levam Setúbal à Bienal de Veneza

Arquitetos de Setúbal mostram projetos da cidade em Veneza 

Setúbal marca presença na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014, em Itália, com um estudo do atelier SAMI-arquitectos que aborda a ligação da construção de habitações unifamiliares em lugares com paisagem de excelência. A autarquia de Setúbal  realça que “o documento pode constituir um instrumento de trabalho [pois] permite adotar soluções sustentadas nas áreas abordadas no estudo". A Bienal decorre até 23 de Novembro. 

Arquitetos  de Setúbal na Bienal de Veneza 

“Fundamentals” dá o tema à 14.ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, a decorrer entre 7 de Junho e 23 de Novembro, na qual participam seis equipas de arquitetos portugueses que trabalham a questão da habitação, com o enfoque temático “Homeland – less Housing more Home”.
A habitação, vista pelo curador Pedro Campos Costa como um elemento essencial e primário da construção urbana e territorial e um reflexo social e cultural, é o ponto de partida para uma reflexão abrangente, em duas dimensões distintas, num reconhecimento alargado a todo o País.
A realização de um mapeamento da diversidade tipológica habitacional em Portugal, a par de uma reflexão crítica sobre seis conceitos – temporário, informal, unifamiliar, coletivo, rural e reabilitação –, constitui uma oportunidade de reivindicação de novos campos de ação e de intervenção na arquitetura.
Neste âmbito, a participação da SAMI-arquitectos na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014 tem como objeto de estudo Setúbal, cidade em relação à qual os arquitetos Miguel Vieira e Inês Vieira da Silva exploram o conceito “unifamiliar” na perspetiva da intimidade como processo do habitar e como ferramenta de organização do território.
A proposta do atelier consiste na elaboração de uma “Carta para Lugares de Intimidade”, um documento de planeamento para a identificação e definição destes locais de exceção, que podem ser destinados a casas unifamiliares de habitação permanente, nos quais a paisagem propicia a construção deste tipo de imóveis.

Setúbal mostra projetos ao mundo
O gabinete de imprensa da Câmara de Setúbal, em comunicado, realça que “o documento pode constituir um instrumento de trabalho [pois] permite adotar soluções sustentadas nas áreas abordadas no estudo e, paralelamente, testar a nova visão para o território setubalense mediante clientes específicos”.
O Forte de Albarquel, a zona das Fontainhas e a colina na área do Viso são alguns dos locais abordados pelos arquitetos sediados em Setúbal no estudo conduzido juntamente com a arquiteta Susana Ventura que, a partir da ideia de casa “unifamiliar”, explana sobre a relação estabelecida entre um arquiteto e um cliente na elaboração de um projeto.
As conclusões do estudo da SAMI-arquitectos são partilhadas na 14.ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza em várias apresentações na publicação “Homeland – less Housing more Home”. À primeira, publicada já este mês, seguem-se outras edições programadas para agosto e outubro.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, assina um texto na primeira publicação do trabalho, no qual aborda as estratégias municipais delineadas para o território, a par dos projetos para os próximos anos que visam transformar o concelho num território mais moderno e sustentável, mais competitivo e com novos investimentos.
A Bienal de Arquitetura de Veneza 2014, comissariada pelo arquiteto Rem Koolhass, é "um evento de arquitetura e não de arquitetos e que pretende focar o que é essencial da prática e desafia os países a assumirem as suas características e particularidades", resume o  arquiteto Rem Koolhass.

Agência de Notícias

Comentários