Saúde, caminhadas e cultura em Alhos Vedros

“A Saúde vai ao Parque” e “Caminhada Ribeirinha ao Entardecer”

A Câmara da Moita promove no sábado, 3 de Maio, uma feira dedicada à saúde, no Parque das Salinas, na vila de Alhos Vedros. Ao longo de todo o dia, estão previstas várias iniciativas, sempre em torno da Saúde. Ao entardecer, a partir das seis da tarde, a autarquia convida todos para o Passeio Pedestre “Caminhada Ribeirinha ao Entardecer”. A partida faz-se do Parque José Afonso, na Baixa da Banheira (junto à Torre) e percorre  7 km de paisagens naturais do concelho. E depois de um dia dedicado à saúde e exercício físico e de uma caminhada ao entardecer pelas "paisagens do concelho", nada melhor do que começar a noite [a 3 de Maio] na inauguração de uma exposição dedicada à história  de Alhos Vedros.  

Parque das Salinas, em Alhos Vedros, recebe Feira da Saúde 

Entre as 10 e as 18 horas do dia 3 de Maio, “A Saúde vai ao Parque” das Salinas, em Alhos Vedros, numa iniciativa conjunta da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, através do seu projeto comunitário “Entre Nós”, da Câmara da Moita, da Junta de Freguesia de Alhos Vedros e do ACES – Arco Ribeirinho.
Ao longo de todo o dia, estão previstas várias iniciativas, sempre em torno da Saúde, workshop de comida saudável, demonstrações de ginástica e aeróbica, entre outros, e também a realização de vários rastreios gratuitos, nomeadamente, diabetes, colesterol, hipertensão, auditivo e visual, avaliação postural e índice de massa gorda, diz a autarquia da Moita em comunicado.

“Caminhada Ribeirinha ao Entardecer”
Como forma de valorizar a paisagem natural do município da Moita e incentivar a prática de exercício físico ao ar livre, a Câmara Municipal  vai promover, no dia 3 de Maio, o Passeio Pedestre “Caminhada Ribeirinha ao Entardecer”. A partida está marcada para as 18 horas, no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira (junto à Torre), e os participantes irão percorrer cerca de 7Km, pelo Parque José Afonso, Parque das Salinas, Praça da República, em Alhos Vedros, e caminho inverso.
Estes passeios pedestres, promovidos pela Câmara Municipal da Moita, integram o programa NaturalMoita, que "pretende apoiar e incentivar a atividade desportiva ao ar livre, sensibilizando os munícipes para a prática de exercício físico como veículo de promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida", diz o gabinete de imprensa da Câmara da Moita.
Para participar, basta aparecer no local, à hora marcada.

“Alhos Vedros no Século XVI” em exposição no Moinho de Maré
E depois de um dia dedicado à saúde e exercício físico e de uma caminhada ao entardecer pelas "paisagens do concelho", nada melhor do que acabar o dia [a 3 de Maio] na inauguração de uma exposição dedicada à história  de Alhos Vedros.
Ás 21:30h vai ser inaugurada, no Moinho de Maré, em Alhos, a exposição “Alhos Vedros no Século XVI”, inserida nas Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino.
Esta mostra é promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a restante Comissão Executiva das Comemorações: Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, Centro Paroquial de Alhos Vedros, Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, CACAV – Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros e Agrupamento de Escolas José Afonso.
“Alhos Vedros no Século XVI” faz uma abordagem do antigo concelho de Alhos Vedros que abrangia os atuais concelhos da Moita e Barreiro (com exceção de Palhais) em várias vertentes, nomeadamente, as atividades económicas da época, como a agricultura, pecuária, salicultura, construção naval, Fornos de Biscoito de Vale de Zebro e Fornos de Cerâmica da Mata da Machada, moagem, transportes fluviais, entre outras.
Esta exposição vai estar patente até Dezembro, altura em que terminam as Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino, e pode ser visitada todos os sábados, das 14 às 18 horas. A entrada é livre.

Comentários