Roda Livre inaugurou sede no Montijo

"Construir uma sociedade mais equilibrada, mais coesa e mais inclusiva" 

A inauguração da sede do projeto Roda Livre, no Centro Cívico do Esteval, no Montijo, no dia 26 de Abril, foi uma manhã de celebração onde o presidente da Câmara local, Nuno Canta, e a presidente do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, Catarina Marcelino, aproveitaram para referenciar a importância social deste projeto para o concelho. 

Catarina Marcelino lidera Centro Social do Afonsoeiro 

Para Nuno Canta, “40 anos após o 25 de Abril, o nosso desenvolvimento social continua a apresentar desigualdades e, por isso, mesmo defendo um Estado forte que consiga ter políticas capazes de combater essas desigualdades. Este projeto vem nessa senda de combater as desigualdades e capacitar as pessoas”.
“Este e outros projetos já desenvolvidos no Montijo procuram construir uma sociedade mais equilibrada, mais coesa e mais inclusiva. É um projeto de parceria que deve ser valorizado. Sempre estivemos ao lado dos nossos parceiros e esta inauguração é mais um contributo para o desenvolvimento de políticas de igualdade no nosso concelho”, acrescentou o presidente.
A presidente do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, Catarina Marcelino, apresentou o Roda Livre como “um projeto comunitário que procura combater a pobreza e a exclusão social. Tem a sede aqui, mas o objetivo é também sair para outras zonas do Montijo com ações na área da empregabilidade, do desenvolvimento parental, das competências sociais dos jovens, da cidadania e do desenvolvimento comunitário”.
O projeto vai contar com uma “Oficina de Bicicletas que vai deslocar-se pelo Montijo e ajudar a criar uma associação de ciclismo, vai apoiar a criação de uma associação juvenil no Bairro do Esteval, entre outras ações, afirmou Catarina Marcelino, exaltando todos a “serem correntes da nossa Roda Livre e ajudar a desenvolver um Montijo melhor com menos exclusão social e mais igualdade de oportunidades”.
Para além dos discursos oficiais, a inauguração da sede Roda Livre contou com as performances dos Batucando e da Academia Dance Fusion.

As parcerias da Roda Livre 
O projeto Roda Livre resulta de uma candidatura apresentada por uma parceria local ao programa CLDS+ (Contratos Locais de Desenvolvimento Social +) constituída pelo Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, como entidade coordenadora, pela Câmara do Montijo, como entidade promotora, e pela Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, como entidade executora do programa.
O financiamento do projeto é garantido pelo Instituto da Segurança Social, através do programa CLDS+ que procura promover a inclusão social dos cidadãos através do desenvolvimento de ações em parceria no combate à pobreza persistente e à exclusão social.
A sede do Roda Livre está situada no Centro Cívico do Esteval (loja azul e amarela), Rua Professor Rui Luís Gomes, 2870-359 Montijo.





Comentários