Lixo recolhido em Tróia e Melides vai ser valorizado

Brigada do Mar quer valorizar lixo recolhido nas praias de Grândola 

O lixo recolhido pela Brigada do Mar na orla costeira do Concelho de Grândola vai ser valorizado. O anúncio foi dado esta quarta-feira durante uma sessão no Centro Escolar do Carvalhal, com o apoio da autarquia local. 


Brigada do Mar está a limpar as praias de Grândola há 15 dias 

Arrancou no passado dia 9, em Portugal, por iniciativa da Brigada do Mar, aquela que é "provavelmente a maior limpeza de praia do mundo". Até dia 25 de Maio, mais de 200 voluntários vão limpar o lixo espalhado ao longo de 45 quilómetros de frente atlântica entre as praias de Melides e Tróia, no concelho de Grândola. A população escolar, juvenil e sénior das freguesias do Carvalhal e de Melides está a proceder à separação dos resíduos recolhidos nas praias pelas centenas voluntários de todo o concelho.
A quantidade de lixo retirado nas últimas cinco edições "já  ultrapassa as 120 toneladas", diz a organização. Em 2009, a Brigada do Mar recolheu cerca de 30 toneladas de lixo resultantes de um projeto de limpeza de praias realizado durante 15 dias entre Tróia e Melides. Nos anos seguintes surgiram ainda mais voluntários, a que se juntam empresas, envolvendo no total cerca de 500 pessoas.
Na rede social facebook, a Brigada do Mar diz que “somos pessoas de todas as idades, tamanhos e feitios, muito diferentes umas das outras, e que, exatamente por isso nos enriquecemos mutuamente ao partilhar uma missão comum”.
Este projeto tem ainda o mérito de recolher uma enorme quantidade de resíduos perigosos: comprimidos, líquidos corrosivos, bidões de óleo, seringas, cadáveres de animais, que de outro modo ficariam no areal, contribuindo para a degradação de zonas sensíveis como é a orla costeira do Concelho de Grândola.
“A diminuição da quantidade de detritos recolhidos, é um sinal de que afinal vale a pena acreditar que a diferença de atitude é possível” refere o gabinete de imprensa da Câmara de Grândola.
A Brigada do Mar conta este ano com o Alto Patrocínio do Presidente da República. O projeto que representa Portugal na presente edição da Let’s Clean Europe, já anteriormente tinha sido distinguido com uma menção honrosa nos Green Project Awards.
Neste momento, para além da grande ação de limpeza entre Melides e Tróia, a Brigada do Mar está também a desenvolver contactos para estender esta iniciativa a outros concelhos do País, bem como outros projetos de cooperação internacional com foco nas boas práticas de intervenção ambiental e desenvolvimento sustentável.
Artigo relacionado: Voluntários limpam praias de Tróia, Melides e Albarquel

Comentários