Feira dedicada à pesca lúdica em Setúbal

Parque Urbano de Albarquel recebe feira de pesca até domingo 

A 4.ª Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal decorre entre os dias 24 e 27 no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, onde o público pode testar materiais e participar em concursos, workshops, debates e palestras. 


Feira abre amanhã e encerra domingo em Albarquel, em Setúbal 

A iniciativa, realizada no âmbito da 12.ª edição dos Jogos do Sado, é organizada pela Câmara de Setúbal, com o apoio da empresa Águas do Sado.
Um dos grandes objetivos da feira é "proporcionar condições de interação entre importadores, lojistas, clubes, associações, federações, sítios de internet, revistas da especialidade e pescadores das mais variadas técnicas, direcionadas para a pesca em estuário e mar", diz a autarquia de Setúbal em comunicado.
Uma das novidades da atual edição, que conta com o envolvimento de cerca de três dezenas de expositores, é o reforço da exposição de náutica de recreio, focada em embarcações e motores novos e usados e que conta com mais participações em relação aos anos anteriores.
O certame abre as portas às 17 horas do dia 24. Meia hora depois, há uma animação com o músico Jorge Nice e, às 18 horas, decorre a inauguração oficial. O recinto, que encerra sempre às 23 horas, abre ao público nos restantes dias às 10 horas.
O programa inclui, no dia 25, um Concurso de Pesca Embarcada de Alto Mar em embarcações de recreio, organizado pelo Clube Naval Setubalense e pelo Grupo Desportivo “Os Amarelos”, com o apoio da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar (FPPDAM).
Ainda no dia 25 decorre um workshop, de participação gratuita, de pesca à pluma, dinamizado por José Rodrigues, do sítio www.segredosdapluma.com.
No dia seguinte, o certame conta com um workshop de pesca embarcada em alto-mar, dirigido a cidadãos com necessidades especiais e dinamizado pela FPPDAM, através do projeto Parapesca, numa parceria com a APPACDM de Setúbal e o apoio da Casa Pita.

Batismo de mergulho e provas de pesca 
Evento concentra diversas atividades e venda de artigos de pesca 
Também no dia 26, a partir das nove da manhã, há um workshop sobre jigging vertical, organizado pelo Jigging Clube de Portugal, que se prolonga pela tarde. A oficina, gratuita, inclui componentes teóricas e práticas, em terra e no mar, com o apoio da loja Farol do Sado.
De assinalar ainda, das 10 às 13 horas, um workshop de iniciação à pesca lúdica e desportiva em mar e estuários, promovido pela Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos.
No último dia da feira, 27, com início às 08h30, realiza-se o IV Open de Pesca em Kayak, organizado por um grupo de voluntários praticantes da modalidade, com o apoio da Comissão Organizadora dos Jogos do Sado e da FPPDAM.
À mesma hora, há uma prova da terceira divisão do Campeonato Nacional de Pesca de Alto-Mar em embarcação fundeada, numa iniciativa da FPPDAM.
Um workshop sobre pesca grossa, de participação gratuita, conduzido pelo Big Game Clube Portugal, decorre igualmente no último dia do certame, a partir das 10 da manhã.
A 4.ª Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal acolhe, ao longo dos quatro dias, no Parque Urbano de Albarquel, vários workshops de pesca apeada, orientados para os mais jovens, de participação gratuita, organizados pela Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos e pelo Clube de Amadores de Pesca de Setúbal.
Durante o certame, a escola náutica Aquamaster promove batismos de mergulho, das 11 às 13 horas e das 16 às 18 horas.

Comentários