Encontro junta cidades educadoras em Setúbal

Setúbal discute cidades educadoras a 7 de Abril 

Um encontro de âmbito nacional da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras realiza-se no dia 7 de Abril, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Cidades educadoras reúnem em Setúbal a 7 de Abril 

No encontro, direcionado para os cerca de 50 municípios que integram o núcleo português da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), entre eles Setúbal, participam, na sessão de abertura, com início às 10 horas, a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, e o vereador com o pelouro da Educação, Pedro Pina.
Segue-se, meia hora depois, a conferência “5 notas para uma cidade educadora”, dinamizada por Pedro Maia. Na pausa antes da reunião dos membros da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras, há leituras encenadas de “A Estante”, pelo TAS, na Galeria Municipal do 11.
Depois de um almoço na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, o encontro nacional prossegue às 14h30 com os participantes a realizar um conjunto de visitas culturais ao Museu de Trabalho Michel Giacometti e à Galeria Municipal do Banco de Portugal.
O concelho de Setúbal integra, desde Setembro de 2012, a Associação Internacional das Cidades Educadoras, entidade que constitui uma plataforma de trabalho e de partilha de conhecimento, com mais de quatro centenas de representantes dos cinco continentes.
O conceito de cidade educadora é comum a todos os associados da AICE, membros que têm acesso a duas ferramentas de trabalho, uma delas a Carta das Cidades Educadoras, documento orientador e compromisso formal adotado por todos na adesão.
O Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras é a outra ferramenta de trabalho disponível, funcionando como uma base de dados. Esta integra informações sobre os programas de atuação geral no âmbito das políticas educadoras desenvolvidas e projetos educadores dos vários municípios membro da associação.
O movimento das cidades educadoras teve início em 1990 no “I Congresso Internacional de Cidades Educadoras”, em Barcelona, Espanha. Em 1994, formalizou-se como Associação Internacional das Cidades Educadoras, criada oficialmente na terceira edição do congresso, em Bolonha, Itália.

Agência de Notícias

Comentários