Encontro debateu educação em Alcochete e Montijo

"Escola Pública e mais e melhor educação para sermos uma sociedade mais desenvolvida" 

O V Encontro de Professores e Educadores de Montijo e Alcochete decorreu na passada terça-feira, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo, para debater o desenvolvimento profissional dos professores, a escola inclusiva, o sucesso escolar no 1.º ciclo do ensino básico e a necessidade de autoavaliação das escolas como forma de melhorar o ensino. Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, Susana Custódio, vereadora da educação da Câmara de Alcochete e José Diogo, adjunto do secretário de estado do ensino e administração escolar, marcaram presença nesta "reflexão sobre a escola pública". 

Educares, professores, autarcas e governo  discutiram escola pública  

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, defendeu que “numa sociedade organizada com base no conhecimento é fundamental a formação, a Escola Pública e mais e melhor educação para sermos uma sociedade mais desenvolvida, menos desigual e mais coesa”.
Para  Nuno Canta, “a expansão do ensino e as novas formas de exclusão social voltaram a conceder aos professores um papel crucial no destino de muitas crianças. No entanto, este trabalho é pouco reconhecido pela sociedade e, por isso, enfrentamos o compromisso de resgatar o prestígio social dos professores”.
Diz o presidente da Câmara do Montijo que "não é legítimo pedir à escola que resolva os problemas sociais e culturais, mas talvez se possa pedir um esforço suplementar no sentido de ajustar as práticas pedagógicas às novas circunstâncias que hoje enquadram a formação das novas gerações” realçou Nuno Canta.
Paralelamente, diz o chefe do executivo do Montijo, é "indispensável garantir condições para que as escolas e os professores não se sintam isolados e impotentes face à magnitude dos problemas com que se deparam dentro e fora da sala de aula”, concluiu Nuno Canta.

Alcochete contra cheque ensino 
Susana Custódio, vereadora da Educação do Município de Alcochete, destacou que “a escola é lugar de vivência comunitária, de construção colectiva, de humanização” e que “a democratização da escola pública e de qualidade é um direito conquistado com a Revolução de Abril, que tem vindo a sofrer graves ataques, nomeadamente no que se refere ao subfinanciamento do sistema público de ensino, à ausência de medidas adequadas ao nível da acção social escolar, dada a carência económica das famílias e o desemprego”.
A autarca criticou “a intenção do Governo em avançar com o cheque ensino” e realçou que “a escola que queremos não é compatível com as políticas de privatização e municipalização do sistema educativo actual, quando as mesmas não são acompanhadas das respectivas transferências financeiras que colocam em causa os princípios básicos que defendemos”, realçou Susana Custódio.
A responsável pela Educação em Alcochete referiu que há uma exigência de “respeito por todos os intervenientes e áreas de acção” e que as revisões curriculares não devem justificar “as reduções das componentes práticas em várias disciplinas, negligenciando as áreas das Expressões e da Educação Física, desvalorizando a importância da educação especial, nomeadamente no que se refere à inclusão e direito à educação dos alunos com necessidades educativas especiais”.
Susana Custódio referiu que se tem assistido à “retirada de direitos e condições de trabalho aos profissionais do ensino” e que “a falta de assistentes técnicos e operacionais nas escolas impede o normal funcionamento das mesmas” para concluir que estas políticas retiram “o aluno do centro da discussão, esquecendo que a escola existe porque existem alunos”, concluiu a autarca.

Governo defende  a formação contínua dos educadores e professores 
José Diogo, adjunto do secretário de estado do ensino e administração escolar, também marcou presença na sessão de abertura onde defendeu que a formação contínua dos educadores e professores é “um instrumento poderoso de desenvolvimento profissional dos agentes de educação tendo em vista a melhoria dos resultados escolares dos alunos, o combate ao abandono escolar e a melhoria das qualificações dos portugueses”.
Para o representante da secretária de estado, o “V Encontro de Professores e Educadores do Montijo e Alcochete é uma oportunidade de apresentação, reflexão e questionamento de boas práticas e, portanto, um momento importante na caminhada para um ensino com mais sucesso, com mais qualidade no sucesso e menos abandono escolar”.
Na sessão de abertura estiveram, ainda, presentes, Marta Paula Alves, diretora do Cenforma – Centro de Formação de Montijo e Alcochete, entidade organizadora do evento.

Agência de Notícias

Comentários