Câmara atenta aos problemas da Baixa da Banheira

Executivo em contacto directo com a realidade da freguesia da Baixa da Banheira 

O atendimento descentralizado a munícipes, efetuado pelo presidente e vice-presidente da Câmara da Moita, na sede da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, no final da tarde do dia 28 Março, encerrou mais um Roteiro da Freguesia, desta vez dedicado à Baixa da Banheira. Associativismo local, economia, ambiente, saúde e o encerramento de serviços públicos estiveram no topo da agenda do executivo da Câmara da Moita. 

Executivo  visitou Parque José Afonso, na Baixa da Banheira

Durante quatro dias, entre 25 e 28 de Março, o presidente da Câmara da Moita, acompanhado pelos vereadores com pelouros, técnicos municipais e o executivo da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, visitaram e reuniram com o movimento associativo e empresários, contactando também com a população nos vários espaços públicos.
Num encontro com jornalistas, que decorreu nas instalações da Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana, o presidente da Câmara, Rui Garcia, e o Presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Nuno Cavaco, fizeram um balanço muito positivo deste contacto direto com população e forças vivas da freguesia e referiram: que “é na rua e com as pessoas que pretendemos trabalhar; em conjunto é mais fácil encontrar soluções para os problemas com que nos vamos deparando”, disse Rui Garcia.
O movimento associativo na freguesia da Baixa da Banheira é muito rico e diversificado e esta visita veio confirmar que as coletividades, apesar dos tempos difíceis, “mostram um grande dinamismo e vitalidade, cumprindo um papel social muito importante junto da comunidade”, conta o chefe do executivo da Moita.
O presidente reconhece que as autarquias têm tido um papel "importante na sobrevivência do associativismo, quer com os apoios financeiros, quer com todos os apoios logísticos". Rui Garcia, garantiu a continuidade destas parcerias e a valorização do movimento associativo por parte do Município.

Autarquia quer atrair mais clientes aos Mercados Municipais 
Na área económica, o autarca destacou a reunião com um empresário que “nasceu e cresceu” com a Baixa da Banheira, o Barão & Costa, por ser uma empresa que também tem demonstrado uma grande “consciência social, colocando-se ao lado das associações, das populações e das suas causas”. Ainda nesta vertente, a comitiva contactou com os comerciantes da Rua 1º de Maio e também do Mercado da Zona Sul da Baixa da Banheira, ouvindo as suas preocupações e defendendo as atividades económicas locais.
Recentemente, a Câmara da Moita reduziu em 40 por cento a taxa de ocupação das bancas do Mercado Municipal da Zona Sul, mas mesmo assim as dificuldades dos vendedores persistem porque o poder de compra da população continua a diminuir. Sobre esta questão, o presidente da Câmara, avançou que vão ser "dinamizadas algumas medidas de promoção e divulgação dos mercados municipais para atrair mais pessoas àqueles locais".
O Parque José Afonso foi uma das zonas verdes visitadas por eleitos e técnicos. Rui Garcia não nega a dificuldade em assegurar a manutenção daquele espaço, mas há um esforço para resolver esta questão. “O Parque José Afonso é um parque muito grande, utilizado por milhares de pessoas e, por isso, a sua manutenção não é fácil. No entanto, a câmara e a junta têm já um plano de valorização e de renovação das infraestruturas do parque”, garantiu Rui Garcia.

Saúde e encerramento da Estação de Correios preocupa 
Câmara promete intervenção nos mercados municipais 
Na sequência da visita aos terrenos ribeirinhos da Barra-a-Barra, a Câmara Municipal continua a reivindicar, junto da Administração do Porto de Lisboa, a reabilitação daqueles terrenos conforme projeto de ordenamento que previa zonas de acostagem e apoios à pesca local e náutica de recreio.
As grandes questões que se prendem com a construção de um novo Centro de Saúde da Baixa da Banheira e o Encerramento da Estação dos CTT da Baixa da Serra e a privatização desta empresa foram também alguns assuntos focados neste Roteiro da Freguesia da Baixa da Banheira. Também o deficiente funcionamento dos elevadores da Estação Ferroviária da Baixa da Banheira, um dos quais vandalizado há vários meses, é uma outra preocupação do presidente da Câmara que garantiu, no local, continuar a pressionar a REFER para solucionar esta questão, melhorando a mobilidade dos utentes.
O próximo Roteiro da Freguesia vai ser dedicado ao Gaio/Rosário e irá decorrer entre 20 e 24 de Maio.

Agência de Notícias

Comentários