Autarcas da Moita visitam agro-pecuárias do concelho

Moita assume importância estratégica na produção do leite e carne

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, e o vereador do Desenvolvimento Económico, João Romba, estiveram, na tarde do dia 15 de abril, no âmbito do Roteiro das Atividades Económicas Agrícolas e Agropecuárias, em contacto com a realidade de mais duas empresas do concelho: a Sociedade Agrícola Quinta do Paraíso, nos Brejos, e a Casa Agrícola Policarpo, na Quinta da Migalha, disse o gabinete de imprensa do município. 


Rui Garcia visitou mais uma exploração agro-pecuária do concelho 

Com um efetivo de mais de quatro mil cabeças de gado, das quais 1 600 para produção de leite, a Sociedade Agrícola Quinta do Paraíso, nos Brejos, concelho da Moita, atinge, diariamente, uma produção de cerca de 32 mil litros de leite por dia, empregando diretamente 17 trabalhadores. Com este volume de produção, esta exploração de gestão familiar fornece também carne para operadores comerciais, confirmando o peso agrícola do concelho da Moita na região e no País.
Ainda no mesmo dia, o presidente e o vereador visitaram a Casa Agrícola Policarpo, na Quinta da Migalha, responsável por seis postos de trabalho e com uma produção de cerca de 8 000 litros por dia.
Rui Garcia, registando a preocupação dos empresários agrícolas, fez vincar que, do ponto de vista institucional, o Município da Moita “tudo fará para defender a produção local e manterá a política de defesa do mundo rural, enquanto inquestionável mais-valia para a riqueza da região”, no âmbito do anúncio do fim das quotas leiteiras.
De acordo com dados da autarquia, a Moita tem 219 explorações agrícolas em atividade. Uma das mais importantes é a produção de bovinos para carne e leite. Neste momento metade do leite produzido em território nacional provem do concelho. O Roteiro das Atividades Económicas – Agrícolas e Agropecuárias, que se iniciou em Março, "com o intuito de estreitar relações com os empreendedores agrícolas e defender e valorizar as boas práticas agrícolas existentes no concelho da Moita, prossegue ainda durante o mês de Abril e Maio, permitindo um conhecimento mais profundo da realidade deste sector económico tão importante para o Município da Moita.
O concelho, diz o presidente, quer "assumir importância estratégica na produção do leite e carne".
Notícia Relacionada: Autarcas da Moita visitam explorações agrícolas
Agência de Notícias

Comentários