Almada homenageia direitos conquistados no 25 de Abril

“Queremos homenagear os militares  e tudo aquilo que se conquistou" 

A Câmara de Almada anunciou que vai homenagear os direitos políticos, sociais e económicos conquistados com a revolução, em dezenas de iniciativas comemorativas dos 40 anos do 25 de Abril. O presidente da Câmara de Almada quer lembrar "aqueles que resistiram, lutaram e, dessa maneira, mantiveram viva a chama da liberdade e da democracia”, anunciou Joaquim Judas.

Almada quer valorizar valores conquistados no 25 de Abril 

“Queremos homenagear os militares  e tudo aquilo que se conquistou, não só a liberdade, mas um conjunto vasto de direitos que ficaram consagrados na Constituição da República Portuguesa, que conciliam as liberdades e os direitos políticos com direitos culturais, sociais e económicos”, disse o presidente da câmara, Joaquim Judas.
“As comemorações do 25 de Abril assumem este ano particular relevância tendo em conta a homenagem que é preciso fazer àqueles que resistiram, lutaram e, dessa maneira, mantiveram viva a chama da liberdade e da democracia”, acrescentou o chefe do executivo de Almada.
O presidente da Câmara de Almada, que estava acompanhado por José Manuel Maia, presidente da Assembleia Municipal, e Rui Maricato, do Clube de Sargentos da Armada, salientou que a própria conferência de imprensa realizada a semana passada no Fórum Romeu Correia, para divulgar o programa de comemorações, “foi uma forma de assinalar a aprovação da Constituição da República, a 2 de Abril de 1976″.

Mais de 61 mil pessoas sem médico de família em Almada e Seixal 
“A região em defesa do Serviço Nacional de Saúde” - que se realizou no sábado no Barreiro - marcou o inicio das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, na região de Setúbal.
A iniciativa foi promovida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, mas o presidente da Câmara de Almada justificou a adesão do município lembrando que, a par de muitos outros problemas na área da saúde, “faltam 40 médicos de família, para 69.751 utentes, nos concelhos de Almada e do Seixal”.
Joaquim Judas lembrou ainda que há milhares de utentes sem médico de família nos outros concelhos da Península de Setúbal, designadamente em Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo (52.599 utentes sem médico de família), tal como acontece em Setúbal, Palmela e Sesimbra (61.801 utentes).

Destaques do programa 
Para recordar a realidade que se vivia antes do golpe de Estado que depôs a ditadura de 48 anos, o programa comemorativo do 25 de Abril organizado pela Câmara de Almada inclui também uma conferência sobre “A Censura no Estado Novo”, no Externato Frei Luís de Sousa, pelas 15 horas do dia 24 de Abril.
No mesmo dia, pelas 22 horas, terá lugar um espetáculo musical, na Praça da Liberdade, com a Ronda dos Quatro Caminhos, Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Grupo de Cantares de Évora.
Um encontro do movimento associativo do concelho, no dia 12 de Abril, e a 2.ª Meia Maratona de Almada, a 27 de Abril, são outras de mais de 80 iniciativas programadas pela Câmara de Almada, Juntas de Freguesia e coletividades do concelho, para celebrar os 40 anos do 25 de Abril de 1974.

Agência de Notícias

Comentários