Frente Ribeirinha de Alcochete inaugurada domingo

Alcochete ganha nova centralidade com a nova frente ribeirinha 

As obras de requalificação da Frente Ribeirinha de Alcochete estão concluídas e a zona vai ser inaugurada com um programa de actividades este domingo, dia 13 de Abril. O espaço público do concelho inclui infra-estruturas remodeladas, novas zonas verdes, estacionamento e um passeio marginal, "privilegiando a circulação pedonal". As obras custaram cerca de 6,3 milhões de euros, dos quais 3,3 milhões foram de apoio comunitário.

Obra da Frente Ribeirinha de Alcochete está concluída 

No próximo Domingo, 13 de Abril, a população de Alcochete está convidada a participar na cerimónia oficial de inauguração da Frente Ribeirinha, que terá o seu ponto alto, às 16 horas, no Largo da Misericórdia, com os discursos oficiais e o descerramento da placa com o topónimo do novo passeio ribeirinho.
Neste dia de festa, diz o gabinete da Câmara de Alcochete, "não vai faltar muita animação proporcionada por aulas de ginástica do Clube Viva +, ioga, aulas de hip-hop pelo Ginásio QV, aulas de zumba pelo Ginásio Time-4-fit e pelo Ginásio Eden Sport, jujitsu, ginástica desportiva pela Associação Desportiva Samouquense, ateliês de construção de papagaios pela Associação Gil Teatro, animação musical pelos Batucando e pela Banda de Música da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, e a actuação dos Grupos de Folclore do Concelho".
A abertura ao trânsito na Frente Ribeirinha vai ser assegurada pelos Grupos de Motards do Convento, de São Francisco, e de Alcochete.

A obra que mudou Alcochete 
Totalmente requalificada, "a Frente Ribeirinha de Alcochete apresenta-se agora como um espaço de lazer de excelência, resultado de uma ambiciosa operação de valorização do espaço público, através da remodelação de infraestruturas, criação de zonas ajardinadas e plantação de árvores, execução do passeio marginal numa nova configuração, reformulação e condicionamento do trânsito e estacionamento automóvel, privilegiando a circulação pedonal", diz o gabinete da Câmara de Alcochete.
Um passeio na Av. D. Manuel I, Largo da Misericórdia e Rua do Norte "constitui agora uma nova experiência de fruição junto ao Tejo, numa agradável e renovada vivência do espaço público", diz a autarquia ribeirinha.
“Com o objectivo de preservar o espaço público, totalmente renovado, a Câmara de Alcochete vai colocar pilaretes de delimitação da circulação automóvel, conferindo igualmente maior segurança na circulação pedonal”, refere o vereador da Mobilidade Urbana, José Luís Alfélua.
A Rua do Norte e Largo da Misericórdia vão ser zonas de coexistência, em que a circulação rodoviária terá uma velocidade máxima de 20 km/h, privilegiando a circulação pedonal, numa Frente Ribeirinha, configurada para ser uma zona de estar e lazer de excelência.
No que respeita à ponte–cais o acesso automóvel "continuará a ser condicionado, na medida que este é também um espaço de lazer que deve ser usufruído pela população e pelas pessoas que nos visitam", garante  José Luís Alfélua. Assim, o acesso automóvel será restrito a pescadores profissionais devidamente identificados, GNR, Bombeiros e Protecção Civil.
A requalificação da Frente Ribeirinha de Alcochete deverá estimular a economia local, dotando o município de “condições optimizadas para a oferta turística”. Luís Franco, presidente da câmara municipal, explicava no início da obra, em 2011, que a requalificação era “pretendida pelo concelho há muito tempo”, pelo que seria “muito difícil avançar sem os parâmetros de qualidade e exigência agora conseguidos”. 
A Frente Ribeirinha de Alcochete foi objecto de uma candidatura conjunta da Câmara de Alcochete e da Administração do Porto de Lisboa no domínio das Parcerias para a regeneração Urbana, ao abrigo do Programa Operacional Regional de Lisboa (PORL) do QREN.
Veja AQUI a programação especial da inauguração da Frente Ribeirinha de Alcochete  

Comentários