Montijo assina acordo para as 35 horas semanais

Câmara e SINTAP assinam Acordo de Entidade Empregadora Pública para as 35 horas semanais

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e Entidades com Fins Públicos, José Joaquim Abrão, assinaram no dia 12 de Março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um Acordo de Entidade Empregadora Pública para permitir que seja reduzido o horário laboral dos trabalhadores do município para 7 horas diárias e 35 horas semanais.

Montijo assina acordo com Sindicato para as 35 horas de trabalho 

Na cerimónia, o presidente Nuno Canta manifestou a sua oposição à lei que alterou o período normal de trabalho dos trabalhadores que exercem funções públicas, considerando-a “injusta porque ataca o direito fundamental ao trabalho. É uma lei que criou inúmeras dificuldades não só à gestão municipal, mas sobretudo à conciliação da vida familiar e profissional dos trabalhadores”.
O chefe do executivo diz que "a Câmara está convicta que com este acordo serve melhor as populações, os seus trabalhadores e que não haverá quebra de produtividade, nem na prestação de um serviço público de qualidade aos cidadãos”, acrescentou Nuno Canta.
José Joaquim Abrão, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e Entidades com Fins Públicos (SINTAP), revelou satisfação por um acordo que “permite um entendimento numa matéria tão relevante como é a organização e a gestão do tempo de trabalho na câmara”.
O secretário-geral do SINTAP exprimiu, ainda, a sua convicção de que a nova “lei geral do trabalho em funções pública possa contribuir para densificar este tipo de acordos nos municípios portugueses, bem como contemplar outras matérias de interesse para as câmaras municipais e os seus trabalhadores, num objetivo único que é prestar um melhor serviço às populações”.

35 horas aprovada em reunião de Câmara 
Este acordo surge na sequência da entrada em vigor da lei que alterou [em Agosto do ano passado] o período normal de trabalho dos trabalhadores que exercem funções públicas, passando o mesmo a ser de 8 horas diárias e 40 horas semanais.
Devido a uma providência cautelar interposta pelos sindicatos a todos os Municípios da Península de Setúbal, o Município do Montijo suspendeu o despacho de aplicação das 40 horas e repôs a jornada semanal de 35 horas.
Como a lei não afasta a possibilidade de redução do período normal de trabalho mediante instrumento de regulamentação coletiva, a Câmara decidiu, então, encetar negociações com as estruturas sindicais para a celebração de acordos coletivos de entidade empregadora pública.
O acordo com o SINTAP foi o primeiro a ser aprovado, por unanimidade, na reunião pública do executivo municipal do passado dia 5 de Março. Neste momento, estão em curso os processos negociais com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) e o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas.

Agência de Notícias

Comentários