Setúbal mostra história a crianças

Autarquia leva crianças à descoberta do retábulo

Uma animação teatralizada dá a conhecer às crianças uma das principais obras portuguesas da pintura quinhentista, o Retábulo do Convento de Jesus, atualmente exposto na Galeria Municipal do Banco de Portugal, em Setúbal.

Pintura quinhentista pode ser vista na Galeria Municipal, em Setúbal  

Numa viagem no tempo, o projeto “…Aqui há tesouros!...”, organizado pela câmara de Setúbal, permite que crianças a partir dos 5 anos dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo percebam a importância artística e histórica deste conjunto de pinturas, constituído por 14 painéis.
Duas personagens, o mestre Jorge Afonso, a cuja oficina de Lisboa é atribuída a autoria da obra, datada do início do século XVI, e a rainha D. Leonor, mulher de D. João II, que a terá encomendado, estabelecem um diálogo sobre a pintura renascentista, com referência ao retábulo.
Pormenores como a cor, as emoções e os adereços transmitidos pelos painéis e pelas personalidades aí retratadas são abordados nessa conversa, complementando por uma interatividade com as crianças.
Os participantes ficam a conhecer o processo que levou à criação desta obra de arte, a qual pertence ao espólio do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, bem como aspetos associados a produção das tintas, ao aparecimento da pintura a óleo e à organização das oficinas de artes plásticas, que incluíam mestre, praticantes e aprendizes.
As crianças têm também a possibilidade de se envolver num jogo de identificação do Retábulo do Convento de Jesus, retirando de uma arca peças com pormenores ampliados dos painéis, como as mãos de uma religiosa ou a coroa de uma rainha, para depois encontrarem esses detalhes na obra original.
Estas animações na Galeria Municipal do Banco de Portugal, às 11 e às 15 horas durante o ano letivo, e a duração aproximada de uma hora, incluem ainda música renascentista.
As sessões podem ser marcadas pelos estabelecimentos de ensino junto do Museu do Trabalho Michel Giacometti, pelo telefone 265 537 880.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários