Montijo vai requalificar mais frente ribeirinha

Circuito pedonal vai nascer na zona da reforma agrária

Tida como uma das “zonas nobres” da cidade de Montijo, a zona ribeirinha prepara-se para mais uma obra que visa oferecer mais rio às pessoas. A câmara do Montijo está a preparar uma obra [que deverá estar concluída em Junho] que tem como principal objectivo; transformar uma parte da  Miguel Pais – zona que dá acesso ao cais dos Vapores – num circuito pedonal, com calçada portuguesa. A obra é uma das prioridades do executivo liderado por Nuno Canta. Foi anunciado na última reunião do executivo.

Montijo vai continuar a requalificar frente ribeirinha do Tejo 

“A ideia é tornar aquela área mais aprazível e mais segura para a população – sobretudo, para as crianças – e transformá-la numa área pedonal, que valorize todo aquele enquadramento com o rio. A zona vai ser calcetada e vai-se permitir que os responsáveis pelos estabelecimentos possam ter ali esplanadas em madeira, com uns toldos mais interessantes, de forma a criar-se uma nova frente, mais qualificada, para o rio e, ao mesmo tempo, permitir que as pessoas que usufruem daquele espaço tenham melhores condições de segurança”, começou por dizer Nuno Canta, presidente da câmara do Montijo.  
A ideia e o conceito da obra começou a ser preparado ainda no mandato anterior. A autarquia já havia delimitado parte do troço rodoviário para permitir a instalação de esplanadas no local. “A ideia inicial passava por transformar apenas a parte da faixa de rodagem automóvel que ficou limitada com pilaretes plásticos. Mas, as condições de permanência nas esplanadas não eram as melhores, fruto do ruído e dos gases provocados pelo trânsito automóvel”, disse Nuno Canta.
Desta forma, em nome da segurança, “a circulação automóvel vai passar a ser feita apenas pelo interior do parque de estacionamento que se encontra no local”.

Pronta antes das Festas de S. Pedro, em Junho
A reorganização do espaço, que contemplará também “alguns equipamentos infantis e outros geriátricos”, deverá estar concluída no final deste primeiro semestre, “até às Festas Populares de São Pedro”, disse Nuno Canta, acrescentando que a acção será efectuada “em parceria com a União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro”.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários