Fogaça de Palmela em destaque em Janeiro

Tradicional Bênção das Fogaças acontece dia 15 de Janeiro

A Fogaça de Palmela vai estar em destaque ao longo deste mês de Janeiro, com a realização de um programa diversificado, promovido por um conjunto de entidades locais. Dia 15, dia de Santo Amaro, é o dia “maior da fogaça”. A igreja de São Pedro, em Palmela, será pequena para tanta devoção ao mais tradicional bolo da região.

Palmela dedica primeiro mês do ano à fogaça, o bolo tradicional 

O programa abriu no passado sábado na Casa das Expressões Fantasiarte, onde teve lugar uma Oficina de Fogaças de Palmela, organizada pelo Município. Esta oportunidade de “meter a mão na massa” foi dinamizada por Lourdes Machado, vencedora da 1ª edição do Concurso de Fogaça de Palmela, realizado em 2011. Os promotores entendem esta iniciativa como “um momento de convívio onde, através da prática, os participantes aprendam a confecionar a Fogaça de Palmela e aprofundem os seus conhecimentos sobre este biscoito típico, profundamente enraizado nas tradições culturais e religiosas do concelho”, disse fonte da câmara de Palmela.
Os participantes serão, também, convidados a integrar a Bênção das Fogaças na Igreja de S. Pedro, em Palmela, no dia 15 de Janeiro, às 18 horas. Esta cerimónia decorre, anualmente, em homenagem a Santo Amaro, numa iniciativa da Confraria Gastronómica de Palmela com a Paróquia de Palmela, apoiada pelo Município e pela Junta de Freguesia de Palmela.
De acordo com a tradição, “os biscoitos eram oferecidos ao Santo como pagamento de promessas e pedido de proteção para a saúde, as colheitas e o gado, estando as formas das Fogaças diretamente ligadas ao propósito a que se destinavam”, diz a câmara.
A Confraria Gastronómica de Palmela irá promover, ainda, a 18 de Janeiro, a realização de uma Conversa à Volta da Fogaça, às 17 horas, na Biblioteca Municipal de Palmela, para desvendar histórias e tradições e perspetivar novas formas de divulgação da doçaria tradicional palmelense.

A história da fogaça de Palmela
A Fogaça está intimamente ligada à história e vivência das gentes da vila de Palmela e à devoção a Santo Amaro. No seu dia, 15 de Janeiro, a comunidade revive a tradicional Bênção das Fogaças na Igreja Matriz, um ritual que tinha noutros tempos como propósito pedir saúde e proteção de colheitas e animais. As Fogaças tomavam, assim, a forma da graça pretendida. Muito aromáticas e de sabor inconfundível, as Fogaças de Palmela chegam até nós através de várias receitas familiares, cheias de tradição, e ocupam lugar de destaque na doçaria local.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 


Comentários