Bispo de Setúbal alerta para a pobreza no distrito

Situações de pobreza preocupam a diocese de Setúbal

O bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, alertou esta semana para o aumento de casos de pobreza na região, durante um almoço oferecido a perto de 200 pessoas carenciadas por um empresário da restauração. Bispo apelou, ainda, para a necessidade de a sociedade ser menos egoísta e individualista. 

Bispo de Setúbal elogiou quem é menos individualista 

“Setúbal não foge à regra e a cada passo vão surgindo situações novas de pessoas que encontram dificuldades e pedem ajuda. Mas também sinto que mesmo as pessoas mais simples procuram estar atentas aos outros e sentir os problemas dos outros como deles. Claro que numa situação de crise, como a que estamos a viver, nada chega, como quando há um incêndio nada chega para apagar o fogo”, afirmou D. Gilberto Reis, que participou num almoço oferecido por António Tavares, dono do restaurante Pé Nu, em S. João da Caparica, Almada.
D.Gilberto Reis elogiou atos altruístas como o deste empresário e alertou ainda para a necessidade de as pessoas serem menos individualistas, um apelo que também tem sido recorrente no discurso do papa Francisco.
“Esta é uma ação que procura ajudar despertar para o bem comum, não só com palavras, mas também com obras”, adverte o bispo. Ainda segundo D. Gilberto Reis, “no mundo de hoje, por um lado fala-se muito do bem comum, mas depois, na realidade concreta, há tendência para cada um se fechar dentro de si, ou com medo de se meter em trabalhos ou com o pensamento que alguém virá e há-de resolver as questões”.
Por isso, conclui o Bispo de Setúbal, “sinto que cada vez mais precisamos de metermo-nos na pele do outro, daquele que sofre. A tendência para o egoísmo e o individualismo é muito grande”.
Este é o quarto ano consecutivo que se realiza este almoço solidário, em S. João da Caparica.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários