Viva um fim-de-semana diferente em Palmela

Feira anual, animações de Natal no Mercado e visita guiada ao Castelo e centro histórico em destaque

Milhares de pessoas visitam este domingo a vila de Palmela. No calendário marca-se o feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e é dia da grande feira anual da vila. Chegam feirantes e compradores, juntam-se todos para o maior mercado de Palmela durante o ano. É assim desde há tempos sem fim. Mas neste fim-de-semana, a vila de Palmela tem muito mais para oferecer. Sábado, começam as animações [com música e outras surpresas] no Mercado Municipal. Irão durar duas semanas. Nesse mesmo dia aproveite para conhecer, em pormenor, o núcleo mais antigo da vila, a sua História e os monumentos, edifícios e outros pontos de interesse. As visitas guiadas ao Castelo e centro histórico chegam ao fim este ano.

Muitas atividades para visitar a vila de Palmela este fim-de-semana
Durante as próximas semanas, e no âmbito da quadra festiva, o Mercado Municipal de Palmela é palco de um programa de atividades, que pretende disponibilizar uma oferta mais diversificada aos clientes deste espaço central da vila de Palmela – já devidamente iluminado e decorado, de acordo com o espírito da época –  proporcionando momentos de convívio e descontração.
Assim, de acordo com a Câmara de Palmela, aos sábados de manhã, é garantida animação musical, a cargo do Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal, com cânticos de Natal (dia 7), dos Bombos e dos Gaiteiros do Bardoada – o Grupo do Sarrafo (dia 14) e da Orquestra Nova de Guitarras de Pinhal Novo.
Compotas e chutneys, produzidos a partir de produtos locais de qualidade, artesanato e artes decorativas são algumas das novas ofertas disponíveis no Mercado de Palmela, onde marcarão presença, também, algumas das adegas da região com o seu catálogo de vinhos e licores.
Entre os dias 10 e 13 de Dezembro, as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico das escolas de Palmela visitarão o Mercado para entregar as suas cartas ao Pai Natal na caixa postal dos CTT, especialmente criada para o efeito. A primeira visita decorreu, já, no dia 3, com as crianças do Centro Social de Palmela a colaborarem na decoração da Árvore de Natal do Mercado.
Crianças já montaram árvore de Natal 

Visitas guiadas ao Castelo e Centro Histórico de Palmela
Ainda em Palmela, a autarquia local e o Dr. António Lameira encerram o programa 2013 de visitas guiadas ao Castelo e ao Centro Histórico da vila no próximo sábado, dia 7 de Dezembro. Oportunidades privilegiadas para conhecer, com maior detalhe, o núcleo mais antigo da vila, os monumentos, edifícios e outros pontos de interesse, estas visitas contribuem para um novo olhar sobre Palmela e a sua vasta herança histórica.
A visita ao Castelo de Palmela tem início às 10 horas, junto à Igreja de Santiago. O Monumento Nacional, que foi sede histórica da Ordem de Santiago, permite desfrutar, também, de uma vista panorâmica singular sobre a Arrábida, candidata a Património Mundial. A visita ao Centro Histórico de Palmela decorre no período da tarde, com partida às 14h30, junto ao Chafariz D. Maria I.

Casa das Expressões Fantasiarte promove Ateliê de Natal
A Passos e Compassos promove, no dia 14 de Dezembro, às 15h30 e 17 horas, na Casa das Expressões Fantasiarte (Palmela Gare), o ateliê de Natal para bebés e famílias “Estrelinhas de Lã”, iniciativa apoiada pelo Município de Palmela.
Depois de “Em Pés de Lã”, a Passos e Compassos propõe um novo ateliê em torno do imaginário do Natal, através da observação, toque, dança, carinho, abraço, desenho e conversa.
Com ideia e conceção de Sofia Belchior e António Machado, “Estrelinhas de Lã” é dirigido a bebés com mais de um ano e crianças até aos quatro anos (inclusive), pais e acompanhantes.
Com reserva obrigatória e lotação limitada, o ateliê tem um custo de bilheteira de 5 euros (bebé/criança + um acompanhante). Mais informações e reservas através do tel. 212 336 630

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários