Seixal relembra importância da construção de hospital

Seixal convida ministro da Saúde para Natal do Hospital...

Autarcas e populares convidaram ontem o ministro da Saúde para assistir no sábado ao sexto "Natal do Hospital", no Seixal, esperando que Paulo Macedo ponha no 'sapatinho' do concelho a adjudicação do projecto desta infra-estrutura, que nunca avançou. A sexta edição do "Natal do Hospital" celebra o acordo estratégico assinado pelo Governo em 2009 para a construção do hospital, que previa que esta unidade estivesse a funcionar em 2012.

Câmara do Seixal organiza Natal do Hospital a 14 de Dezembro 

"Infelizmente estamos no final de 2013 e nem sequer o projeto de execução foi concluído e, nessa medida, estamos aqui para convidar o senhor ministro para estar connosco nessa iniciativa de celebração e esperar que o senhor ministro nos traga boas notícias, visto que até estamos no Natal", disse o presidente da câmara, Joaquim Santos, que entregou o convite à secretária-geral do ministério, devido à ausência de Paulo Macedo.
O investimento previsto para a construção deste hospital, para o qual há terrenos públicos disponíveis no Fogueteiro, no concelho do Seixal, é de 60 milhões de euros, um investimento que o autarca considera "adequado". Segundo o autarca, "o custo social, das pessoas e funcionários do Garcia de Orta [Almada], é muito superior a estes 60 milhões. Só a população do Seixal, em IRS, paga mais de 200 milhões por ano”.
"Tem que haver uma solução para o Garcia de Orta e, dos estudos que foram feitos pelo ministério da Saúde, a ampliação do Garcia de Orta seria, em termos de investimento, quase idêntica à construção de um hospital complementar no Seixal", afirmou o presidente da Câmara.

Governo tem “um compromisso” connosco
O presidente da União de freguesias do Seixal, Arrentela e Paio Pires, António Santos, salientou que "o objectivo não é só abranger a população do Seixal, mas também desanuviar o concelho de Almada e o de Sesimbra".
"Há compromissos assumidos da parte do Governo, cumpram-se realmente estes compromissos, porque a população tem esta necessidade. E quando as causas são justas, a nossa luta vai continuar até termos o nosso hospital no Seixal", disse o autarca.
Fernando Sousa, presidente da União das Associações de Reformados do concelho, que tem 12 instituições de apoio à terceira idade, destacou que os cerca de 14 quilómetros até ao hospital de Almada podem representar demasiado tempo, especialmente em horas de ponta.
"Às vezes não temos tempo de chegar ao hospital, ficamos a meio do caminho. É isso que nós queremos, é que o hospital apareça, porque nós estamos todos disponíveis para trabalhar. Eu já estou a ficar velho, mas quero que o meu neto e os meus filhos tenham um país", afirmou, salientando que a população do concelho está envelhecida e "se não fossem as instituições, com o seus parcos recursos, a fazerem deslocar nas suas viaturas situações por vezes complicadas de saúde, as coisas ainda estariam piores”, dizia Fernando Sousa.
Na época do Verão ainda é pior porque "os 170 mil habitantes transformam-se em mais de 400 mil, porque passam milhares e milhares de pessoas pelas praias", diz o responsável da União das Associações de Reformados. "Nessa altura, então, é impossível estar horas e horas à espera de uma urgência no Garcia de Orta", sublinhou.

Natal do Hospital para relembrar obra urgente
Ainda na semana passada, Henrique Tavares, diabético, sentiu na pele o que é ir à urgência de um Garcia de Orta sobrelotado.
"Estive lá 12 horas e no fim dessas 12 horas tive de recorrer a um médico privado, porque na consulta o médico não respondeu, em termos clínicos, aquelas que eram as minhas necessidades de resposta na altura", considerou.
O "Natal do Hospital" no Seixal realiza-se no dia 14 de Dezembro, a partir das 15 horas, no Cinema S. Vicente, em Aldeia de Paio Pires, contando com a presença de artistas como Toy, Diamantina, os Banza ou Mário Barradas, Carla Russo e Nuno Correia, Smack, As Cores, Manuela Sameiro, Filipa Ruas, Grupo de Dança Nafisah, entre outros.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários