Seixal apresentou novo Plano Diretor Municipal

Novo PDM aumenta área para atividades económicas
A Câmara do Seixal apresentou o novo Plano Diretor Municipal (PDM), cuja proposta de revisão vai estar em discussão pública a partir do dia 2 de Janeiro e até 28 de Março. Com este novo instrumento de trabalho, que determinará o futuro do Concelho para os próximos 10 anos, será possível aumentar em cerca de 47 por cento as áreas destinadas às atividades económicas.
 
Município quer maior aposta na qualidade de vida nos próximos anos  

A grande novidade do novo PDM do Seixal é o crescimento brutal das áreas destinada às actividades económicas. Atualmente, estão disponíveis 556 ha, que representam 6,2 por cento do total da área do município, acrescentando, após aprovação do PDM, mais 362 ha, o que significa que 10 por cento da área total do município passará a estar afeta a espaços de atividades económicas. “A proposta de revisão do PDM consagra assim uma elevada relevância à criação de novas centralidades e ao desenvolvimento económico deste território”, diz fonte oficial da autarquia.  
O município do Seixal, diz o documento do PDM, “apresenta uma localização geoestratégica na Península de Setúbal e na Área Metropolitana de Lisboa, constituindo um território com elevada potencialidade para a captação de investimento, a fixação de empresas e a instalação de polos agregadores de dinâmicas de desenvolvimento económico-social”.
O seu tecido empresarial, “mesmo em momentos de enorme estrangulamento económico-financeiro, continua a registar interessantes indicadores de dinamismo e sustentabilidade, possuindo forte diversidade de atividades económicas”, diz o documento a que o ADN teve acesso.
Nos próximos anos, fruto de um trabalho de projeção e planeamento territorial consubstanciado, nomeadamente na revisão do Plano Diretor Municipal, “o território do Seixal estará dotado de mais vantagens para a dinamização da sua economia e para a valorização do seu capital humano, em defesa da qualificação do nível de vida das populações”, diz a autarquia seixalense.

Seixal... está mais jovem
O novo Plano Diretor Municipal assenta em 4 eixos estruturantes: Reestruturação do Espaço Urbano e Consolidação do Sistema de Mobilidade e Transportes; Desenvolvimento Económico Sustentável; Proteção do Espaço Natural e Valorização Ambiental e Promoção da Equidade e da Coesão Social.
A população no Município do Seixal ronda atualmente os 160 mil habitantes, segundo os dados dos Censos 2011. Nesse ano, o número de jovens até aos 24 anos era de cerca de 43 mil indivíduos, que representavam 27,2 por cento do total da população residente.
Já o grupo das pessoas com mais de 65 anos significava quase 16 por cento da população total. No mesmo período, contabilizaram-se cerca de 80 mil alojamentos. Na última década, registou-se um aumento médio anual de cerca de mil alojamentos.
“O Município do Seixal tem apresentado um elevado crescimento urbano e uma forte dinâmica urbana que induziram profundas transformações ao nível do uso do solo, sempre acompanhadas de um enorme esforço para dotação de mais e melhores infraestruturas e equipamentos”, lê-se no documento.
Efetivamente, as variações ocorridas ao nível do uso do solo, principalmente no que diz respeito ao crescimento dos espaços urbanos, “foram acompanhadas de um crescimento do número de fogos e da população residente, fruto do processo de urbanização inerente à própria dinâmica urbana”, diz ainda o documento apresentado ontem.

Aposta na qualidade de vida
Novo PDM alarga espaço para as atividades económicas 
Esta dinâmica resulta de fenómenos internos e também externos que interferiram e modificaram as estruturas instaladas e consequentemente a ocupação do solo. A centralidade do Município face à Área Metropolitana de Lisboa, a instalação de grandes unidades de produção industrial e o incremento de uma boa rede de equipamentos sociais, educativos, culturais e desportivos constituíram fatores essenciais na fixação de população e nas alterações das funções urbanas.
“O modelo territorial que se propõe para os próximos 10 anos permitirá ao município do Seixal estar dotado de espaços urbanos ambientalmente mais eficazes e sustentáveis, prosseguir a sua dinâmica de desenvolvimento económico e social na senda do progresso humano, da defesa das comunidades, do respeito para com o ambiente e na certeza de um contributo forte e estruturante para um País mais próspero, solidário e responsável”, conclui fonte da autarquia do Seixal.
O documento estará aberto para consulta pública e sugestões de 2 de Janeiro a 28 de Março do próximo ano.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários