Montijo lança “Natal Solidário” para quem precisa

Recolha de alimentos para cabaz de Natal começa hoje em supermercado da cidade 

A Câmara do Montijo, à semelhança do ano transato, irá dinamizar a ação “Cabazes de Natal Solidários 2013” de 5 a 12 de Dezembro no Hipermercado E.Leclerc.”. Esta ação irá resultar de uma mobilização alargada da sociedade civil, nomeadamente de voluntários do Banco Local de Voluntariado e de Instituições locais. Esta é a mais importante iniciativa do “Natal Solidário 2013”, que acontece no Montijo até 5 de Janeiro do ano que vem. 

Montijo quer um Natal "mais solidário" em 2013 

No concelho do Montijo, segundo números da autarquia, há 788 agregados familiares recebem, atualmente, apoio alimentar, o que corresponde a 2171 pessoas. O programa de emergência alimentar apoia 74 famílias, o equivalente a 224 pessoas. Há ainda a destacar o facto de 123 agregados familiares (224 pessoas) se encontrarem em lista de espera, por escassez de meios por parte das instituições locais competentes nesta matéria.
Perante as dificuldades em que vivem muitas famílias montijenses, a Câmara de Montijo decidiu avançar com a iniciativa “Natal Solidário 2013”, de 6 de Dezembro de 2013 a 5 de janeiro de 2014, uma organização do município em parceria com as Instituições de Solidariedade Social, o Movimento Associativo, a Rede Social e o Banco Local de Voluntariado.

Recolha de alimentos começa hoje no E.Leclerc
Entre as iniciativas de cariz solidário e social, destaque para os Cabazes de Natal Solidários 2013. De 5 a 12 de Dezembro, no hipermercado E Leclerc.
Em cada dia de campanha, os voluntários, recolherão produtos diferentes, que irão compor o cabaz de natal, como bacalhau, azeite, óleo, farinha, açúcar, pêssego em calda, bolo-rei e chocolates.
Os cabazes de natal serão entregues, entre 14 e 19 de Dezembro, em todas as freguesias do concelho do Montijo e dirigem-se às famílias que, recebendo apoio alimentar, apresentam maiores carências económicas.
O Hipermercado Continente doou, para esta ação, 20 unidades de cada um dos produtos do cabaz de Natal. Também a Escola Secundária Jorge Peixinho e outras associações juntaram-se a esta iniciativa, contribuindo na medida das suas possibilidades.
A Câmara Municipal do Montijo “apela ao espirito solidário dos munícipes para colaborarem nesta ação conjunta e contribuírem para um melhor Natal das famílias mais necessitadas deste concelho”, diz nota do gabinete de Nuno Canta.
                                                         
Para um Natal “mais aconchegado”
Mas há mais, este Natal, a Câmara de Montijo associou-se ao comércio local e por cada compra efetuada nas lojas aderentes, de valor igual ou superior a 20 euros, serão ofertados dois bilhetes para um espetáculo da Orquestra Metropolitana de Lisboa no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida.
A Câmara levará também a efeito concertos de Natal em todas as igrejas das uniões de freguesia e freguesias do concelho do Montijo, uma iniciativa com vista à descentralização da política cultural concelhia.
Há ainda a destacar, de entre um conjunto de outras iniciativas, a Feira de Natal, na Praça Gomes Freire de Andrade, com carrosséis infantis que farão certamente as delícias dos mais pequenos!
Medidas importantes um tempo onde existe uma “ausência de direitos civis e económicos sujeita hoje milhares de cidadãos a radicais processos de marginalização social e económica, que se traduzem em verdadeiros processos de exclusão da cidadania económica, política e social”, diz Nuno Canta, chefe do executivo municipal.
Para conhecer o programa do "Natal Solidário 2013" clique AQUI

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários