Moita aprova orçamento de 31 milhões

Educação, água e saneamento básico com investimento garantido

A Câmara da Moita aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2014. O orçamento, no valor de 31 milhões 484 mil euros, menos 2 milhões de euros em relação ao ano anterior, foi aprovado por maioria (com 3 votos contra do PS e 1 abstenção do BE) na reunião de câmara do dia 4 de Dezembro. O orçamento, diz a autarquia, foi aprovado “uma vez mais num contexto de grave crise económica e social do País”. Educação, melhoria no abastecimento de água e saneamento em Cabeço Verde e Penteado, serão as linhas mestras no próximo ano a nível de investimento.

Moita terá orçamento de 31 milhões para 2014 

“Apesar das dificuldades impostas às famílias e às autarquias, a Câmara da Moita manterá uma gestão rigorosa e transparente, assegurando os serviços públicos de qualidade à sua população nas áreas do ambiente, ação social, cultura, desenvolvimento económico, desporto, educação, urbanismo, entre outras, elevando a qualidade de vida no concelho da Moita”, garante fonte do executivo.
A par de todos os projetos municipais já implementados e a que a autarquia dará continuidade, destacar-se-á, em 2014, na área da Edução, a requalificação do parque escolar da rede pública ao nível do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, melhorando continuamente as condições das escolas para o ensino e aprendizagem, inserindo-se aqui também o Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, com abertura de novas salas e reforço das existentes, aumentando a oferta gratuita e de qualidade neste nível de ensino.
Ainda na Educação, a autarquia refere o investimento no Programa de Transportes Escolares, com transporte gratuito para todos os alunos do Ensino Básico e subsidiado para o Ensino Secundário e Profissional, o Programa de Ação Social Escolar, no qual se enquadram os auxílios económicos para aquisição de livros e material didático, e o Programa de Alimentação, em funcionamento em todas as escolas do Pré-escolar e 1º ciclo, garantindo que todos os alunos têm condições para almoçar nas escolas.
Ao nível do investimento na área da água e do saneamento básico, a Câmara dará continuidade à execução da rede de esgotos no Penteado e do Cabeço Verde, executando mais uma fase destas obras. Quanto ao abastecimento de água, serão encetadas intervenções de melhoria na rede pública.

Aposta forte no contacto com as pessoas
Privilegiando e valorizando uma gestão participada, onde todos são parte integrante deste projeto autárquico, a Câmara da Moita iniciou, em Outubro, prolongando-se até ao final do mandato, o programa “Reforçar a Democracia, Preparar o Futuro”. No âmbito deste programa, o executivo “pretende-se continuar a dinamizar um conjunto de iniciativas, nomeadamente encontros regulares com o movimento associativo, visitas a instituições, empresas e estabelecimentos de ensino, roteiros temáticos, semanas dedicadas às freguesias, encontros e debates com as populações, tomadas de posição sobre políticas do Governo que coloquem em causa os direitos das populações, entre outras”, refere fonte do gabinete do presidente Rui Garcia.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento serão agora submetidas à aprovação da Assembleia Municipal, que se realiza a 20 de Dezembro, pelas 21:30h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários