Lisboa inaugura lojas no Largo do Intendente

Largo ganha nova vida com a vinda de diversas lojas

 A noite de sexta-feira, 29 de Novembro, deu início a um fim de semana festivo no Largo do Intendente. O pretexto foi a inauguração simultânea de novas lojas e equipamentos, demoradamente visitadas pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa. Concertos e exposições garantem a animação para os restantes dias. 

Largo do Intendente ganha mais esplanadas 

Diante de um novo quiosque de refrescos, na vizinhança do café O das Joanas (com um ano de existência), existe agora no nº 23 do pitoresco largo uma loja A Vida Portuguesa. Este amplo espaço, que se estende por várias salas em dois pisos do edifício contíguo ao da loja de cerâmica da Viúva Lamego, apresenta uma vasta variedade de produtos exclusivamente portugueses, apresentados em embalagens de design retro capazes de abrir na memória dos clientes mais antigos doce nostalgia. Este estabelecimento, iniciativa da empresária Catarina Portas, é um verdadeiro mostruário do que de mais genuíno e qualificado se produz em Portugal, incluindo artigos correntes na nossa infância e desaparecidos das prateleiras das grandes superfícies, dos comestíveis (conservas, doçaria, vinhos e licores) à cerâmica, passando pelos lanifícios e produtos para o lar.

Hotel para Residências e oficina de bicicletas gratuitos
Vida Portuguesa abre mais uma loja. Agora no Largo do Intendente 
Logo ao lado, no nº 21, a Cooperativa Cultural POST abriu a Bike Pop, uma oficina de manutenção de bicicletas que também promove cursos de aprendizagem de condução e mecânica e corridas de velocípedes. Este espaço, cuja instalação foi apoiada pelo programa municipal BIP/ZIP (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária), pretende ser o primeiro de muitos postos de apoio aos utilizadores de bicicleta espalhados pela cidade, por forma a promover este modo de mobilidade suave.
Ainda no enfiamento do mesmo quarteirão, no nº 19, um café-estúdio (que eleva para três o número de novas esplanadas no largo) e uma loja abriram as suas porta no rés-do-chão do prédio onde está instalado o laboratório artístico e o hotel Largo Residências, cuja oferta pretende complementar.
O projeto Largo Residências, igualmente apoiado pelo programa BIP/ZIP, foi lançado em 2011 com a promoção de diversas atividades sócio-culturais e artísticas. Entretanto, o projeto liderado por Marta Silva passou a funcionar também com a componente de hotel - quer para turistas, quer para artistas que aqui venham fazer estância de trabalho criativo.

António Costa mudou Largo
O Largo do Intendente - onde o presidente da autarquia, António Costa, instalou o seu gabinete de trabalho durante o anterior mandato como forma de incentivar a regeneração daquela que era uma das zonas mais degradadas da cidade - viu requalificado o espaço público com uma valência eminentemente pedonal (incluindo uma instalação-jardim da artista Joana Vasconcelos), começar a reabilitação do edificado e, agora, a revitalização e rejuvenescimento do seu tecido sócio-económico.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 


Comentários