Impressões Digitais por Paulo Jorge Oliveira

A importância do Natal

O Natal é, tradicionalmente, a época em que os cristãos assinalam o nascimento de Jesus. Foi instituída oficialmente em 354 d. C. pelo papa Libério, sendo, nesse sentido, uma festa religiosa. Mas o 25 de Dezembro não é a data real do nascimento de Cristo. De resto, a Igreja Ortodoxa festeja o Natal a 6 de Janeiro. Mas qual será mesmo o espírito deste Natal de 2013? 


A escolha da data resultou, segundo alguns documentos históricos, da intenção da igreja de "cristianizar" festividades pagãs que ocorriam por altura do solstício de Inverno, como o nascimento do deus-sol, ou do deus romano Saturno, ou do deus indo-persa Mitra, e vários outros. Quer na tradição pagã quer na religiosa, a época natalícia era e é assinalada pela troca de presentes e oferendas, sinais de um tempo de paz, alegria e fraternidade.
Ora, estes sentimentos são desejáveis em qualquer momento da vida. Por isso se foi generalizando a ideia de que "o Natal é todos os dias", ou "o Natal é quando um homem quiser". Ou devia ser.
No início de Novembro, quando o presidente Nicolas Maduro anunciou a chegada do Natal à Venezuela, o tema foi notícia. Nenhum canal de televisão ou jornal resistiu à tentação de ridicularizar as declarações, fingindo ignorar que, noutra página do jornal ou no intervalo do noticiário, surgiram, na mesma altura, os anúncios comerciais a dizer que, por cá, também já era Natal e a incentivar a compra dos habituais presentes. Mas, afinal, qual é a diferença? Quem manda é que diz quando é o Natal. Lá, o superpoderoso presidente Maduro. Cá, o superpoderoso mercado. E não será tudo a mesma coisa? Talvez seja!
As precárias condições de habitação, o cada vez mais difícil acesso à saúde e à educação, os cortes nos apoios sociais, o aumento do desemprego, as vulneráveis condições de trabalho constituem, hoje, fatores de risco preocupantes. E o melhor deste Natal seria pensar nesses “milhares de desesperados” que, com muita certeza, não tem para gastar com aquilo que as megas campanhas publicitárias “vendem” como certo. Mas essa família, essa pessoa, terá amor para, ainda assim, ajudar quem mais precisa e distribuir amor. É esta a magia do Natal. E é por isso que acções como esta que hoje começa no Montijo [ “Natal Solidário” para quem precisa] são cada vez mais importantes.
A todos um bom, santo e feliz Natal. Ofereça amor!



Paulo Jorge Oliveira
Director da ADN – Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários