Fuga de amoníaco causa um ferido no Montijo

Cerca de 200 trabalhadores tiveram de ser retirados da empresa

Uma fuga de amoníaco obrigou, ontem de manhã, à evacuação dos 200 trabalhadores de uma fábrica de transformação de carnes, no Montijo. Um trabalhador sofreu ferimentos e foi transportado ao hospital mas, segundo a empresa, "encontra-se bem". 10 foram assistidos no local.

200 trabalhadores tiveram de ser evacuados da fábrica 

Segundo o CDOS, 10 pessoas foram assistidas no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e um ferido foi transportado ao Hospital do Barreiro com queimaduras nas mãos e face". Segundo a mesma fonte, a fuga de amoníaco ocorreu na zona dos balneários e do refeitório da empresa.
Num comunicado enviado, a Isidoro diz que a fuga de amoníaco ocorreu "durante o habitual processo de purga e manutenção do sistema de congelação, que decorre três vezes por semana".
Apesar deste procedimento estar a ser efetuado "por um profissional experiente dotado do equipamento adequado e seguindo as regras de segurança", a fuga causou ferimentos no trabalhador, que foi transportado ao hospital e "encontra-se bem", acrescenta a empresa. O homem já terá regressado à fábrica. As causas do acidente são, para já, desconhecidas e esta foi a primeira vez que um acidente deste tipo aconteceu naquela fábrica de Montijo.
Apesar da fuga ter ocorrido cerca das 7h30 da manhã, dezenas de moradores estiveram no local preocupados.
“É uma situação preocupante para todos nós que moramos perto da fábrica. Não sabemos se é grave para as pessoas. As casas estão próximas, há uma escola também perto, e os cheiros podem fazer muito mal à saúde de todos nós”, dizia uma moradora da zona.
Os Bombeiros do Montijo mobilizaram para o local cinco viaturas e 11 efetivos e por lá ficaram "a efetuar a ventilação das instalações”, num processo que ficou concluído durante o dia de ontem. No local esteve também a PSP.
Segundo fonte oficial da empresa, o processo de regresso aos postos de trabalho aconteceu durante a tarde de ontem à medida das medições que foram feitas. Hoje é dia normal de trabalho na fábrica transformadora de carnes.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 



Comentários