Alunos fazem adubo para hortas biológicas escolares

25 escolas do Litoral Alentejano aderiram à iniciativa

Os alunos de 25 escolas do distrito vão ter a oportunidade de aprender a produzir adubo para a produção de hortas biológicas nos recintos escolares. A iniciativa quer ensinar os mais novos a reaproveitar os restos de comida que sobram das cantinas para a agricultura e mostrar-lhes que é possível contribuir para reduzir o volume de resíduos enviados para aterro.

Escolas do distrito fazem adubo para hortas biológicas 

Para celebrar a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorreu entre 16 e 24 de Novembro, cinco escolas de Alcácer do Sal, de Grândola, de Sines e dez escolas de Santiago do Cacém passaram a integrar compostores nos seus espaços. Os alunos vão ser responsáveis pela tarefa de armazenar os restos que podem ser aproveitados para a produção de adubo.
Ramos, folhas secas e verdes, cascas de legumes e frutos podem ser aproveitados para a compostagem, técnica que obedece a diferentes processos de produção. Por esse motivo, os estudantes são acompanhados e recebem uma formação neste sentido. Cada uma das escolas incluídas neste projecto recebeu um compostor com a capacidade de armazenar 325 litros.
Para além do reaproveitamento de recursos, a iniciativa pretende levar as escolas a produzir as suas próprias hortas biológicas.
A iniciativa é promovida pela Ambilital, empresa sediada em Santiago do Cacém, que actua em sete concelhos alentejanos que formam a Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente (AMAGRA) e que compõem uma população de cerca de 120 mil pessoas.
Durante a apresentação na Escola Básica n.º 2 do 1.º Ciclo, Mónica Pereira, da Ambilital, explicou que o principal objectivo desta iniciativa passa por "sensibilizar as crianças, o público mais novo, para aprenderem a fazer compostagem nas escolas com cantina, através dos alimentos que sobram da produção das mesmas". A técnica pretende levar as crianças a "reutilizar para fazer composto, para poderem depois utilizar nas hortinhas".

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários