Alhos Vedros comemora 500 anos de foral

Uma história que começou há cinco séculos pelo Rei D.Manuel I

O Moinho de Maré, em Alhos Vedros, tornou-se pequeno para as muitas pessoas que quiseram estar presentes na apresentação do programa comemorativo dos 500 anos do Foral de Alhos Vedros que decorreu no dia 15 de Dezembro, em Alhos Vedros.

Vila de Alhos Vedros está a comemorar cinco séculos de história 

Na sua intervenção de abertura, o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, agradeceu a todos os elementos da Comissão Executiva – Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, Agrupamento de Escolas José Afonso, Centro Paroquial de Alhos Vedros, Alius Vetus – Associação Cultural História e Património e CACAV – Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros – que torna estas comemorações “mais ricas e diversificadas, envolvendo toda a comunidade de Alhos Vedros e do concelho”, disse o presidente.
O autarca anunciou que o próximo ano vai ser “recheado de iniciativas com a dimensão e relevância que se impõe numa data tão importante como esta para a história de Alhos Vedros; são 5 séculos de história que importa assinalar, preservar e valorizar”, realçou Rui Garcia.
Em representação da Comissão Executiva, Vítor Cabral, da Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, que deu a conhecer o programa completo destas comemorações. Vítor Cabral salientou ainda que este programa é maioritariamente dirigido aos mais novos “para que, desde cedo, aprendam a amar o que está à sua volta, a nossa história, a muita cultura que Alhos Vedros respira”.

Um ano de comemorações
O Grupo de Teatro de Alcochete, Gilteatro, protagonizou uma pequena animação com a recriação do momento em que o Rei D. Manuel I ordenava a Fernão Pina a entrega do Foral de Alhos Vedros. Este momento deu o mote para a apresentação da reedição comemorativa da publicação “Foral de Alhos Vedros (1514), pelos seus autores, José Manuel Vargas e Maria Clara Santos. Ambos valorizaram a importância deste período da história alhosvedrense e partilharam alguns factos e curiosidades sobre o próprio foral.
A apresentação do programa comemorativo dos 500 anos do Foral de Alhos Vedros terminou na Igreja Matriz de São Lourenço com as atuações do Grupo Coral Alius Vetus e Vox Cantatis.
Encontros sobre história e património, exposições, colóquios, cortejo histórico, percursos pedestres, espetáculos de música e dança, exibição de filmes e documentários são algumas das inúmeras iniciativas inseridas neste programa comemorativo que se prolonga durante todo o ano de 2014.
O programa completo está disponível em www.alhosvedros2014.com e no site oficial da câmara da Moita [www.cm-moita.pt].

 Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários