Setúbal quer terminal de cruzeiros na cidade

Turismo será essencial para aposta da economia na região 

A presidente da Câmara de Setúbal quer encontrar “uma zona onde se possa construir um cais para navios turísticos” e lembra que “está a decorrer um programa de ação territorial para modernizar a cidade e a frente ribeirinha”. A mesma ideia é defendida pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra que quer “devolver esta área de mercado turístico”.

Setúbal quer construir terminal de cruzeiros na cidade 

Vítor Caldeirinha, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, garante que o porto de Setúbal tem condições para receber cruzeiros, mas defende que é preciso “desenvolver um mercado que chegue à cidade por via marítima” apostando-se em “atividades náuticas, de recreio e lazer”.
Durante a conferência “Porto de Setúbal, a Solução Ibérica Disponível”, o dirigente da autoridade portuária considerou que o turismo não pode ter destaque só nos meses de verão, porque “os setubalenses ligados ao turismo e indústria precisam de ganhar dinheiro o ano inteiro”. Vítor Caldeirinha entende que “o Porto de Setúbal deve ser rentabilizado através de pequenos investimentos, para aumentar a sua competitividade e atrair outro tipo de embarcações”.


Setúbal com ligação direta aos portos de 75 países
O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações manifesta vontade “de reforçar as infraestruturas portuárias e fazer investimentos no sector”. Sérgio Silva Monteiro afirma que “Setúbal tem excelentes condições para se reafirmar no sistema portuário nacional”.
O administrador da AICEP acentua que o transporte marítimo “é fundamental para os produtos portugueses chegarem aos outros países a preços competitivos”. José Vital Morgado lembra a importância de colocar Portugal “no top dos cinco países onde é mais fácil fazer negócios” e destaca a “necessidade do transporte marítimo para se fazer exportações”.
José Crespo de Carvalho, professor catedrático do ISCTE, garante que “o futuro do porto de Lisboa não pode ser se não o porto de Setúbal” e realça que este “é navegável 365 dias por ano e tem ligação direta aos portos de 75 países”, movimenta sete milhões de toneladas por ano, “encontrando-se no topo das preferências internacionais”. O professor reforça a ideia de se aumentar um terminal, que tenha capacidade para receber cruzeiros, porque “oitenta por cento dos navios que chegam a Portugal, passam por Setúbal”.
Sérgio Silva Monteiro lembra que o Governo já autorizou a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra a expandir um terminal, porque é necessário “o sector portuário ser competitivo e não limitar as atividades das empresas”.

“Dar mais rio a uma cidade”
Maria das Dores Meira defende construção de terminal 
A presidente da Câmara de Setúbal, afirma que “é tempo de passar dos grandes planos estratégicos para a ação” e um novo terminal para cruzeiros vai “dar mais rio a uma cidade, que tem o seu suporte nas atividades portuárias”, como a pesca. 
Maria das Dores Meira salienta que a câmara e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra têm trabalhado em conjunto “para garantir uma maior articulação entre a cidade e o porto”. A autarca destaca que “já se conseguiu aproximar o mar à cidade”, com a requalificação do Parque Urbano de Albarquel e da praia da Saúde. “A área para o porto turístico está a ser pensada, em conjunto com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra”, refere. A presidente lembra que é preciso aproveitar as potencialidades da região, uma vez que, “Setúbal tem uma frente ribeirinha de tamanha beleza, com uma das mais belas baías do mundo”, por isso, “é urgente promover atividades náuticas e apoiá-las”, concluiu.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários